Índice
Plantas no Brasil têm sofrido bastante com a degradação do meio ambiente, e muitas espécies podem ser consideradas quase extintas em nossa flora.
Porém, a grande procura por cultivos caseiros de plantas ornamentais tem intensificado um processo de anúncios em redes sociais, oferecendo espécies raras e quase extintas.
Algumas plantas são expostas no Instagram por colecionadores e vendedores que chegam a oferecer algumas por até R$ 150 mil.
Muitas espécies de plantas estão sendo bastante procuradas por pessoas que ao longo da pandemia intensificaram a formação de jardins urbanos em suas residências.
Muitas plantas desejadas fazem parte de listas em extinção ou já não são mais encontradas em ambientes naturais.
Entre essas, a Philodendron spiritus sancti, conhecida como Trepadeira Capixaba é um destaque, pois há algumas décadas desapareceu da natureza. Por isso, bastante desejada por consumidores e contrabandistas que atuam no país.
Colecionadores de plantas se orgulham de suas coleções e as divulgam nas redes sociais, muitos são botânicos ou biólogos que contam com milhares de seguidores.
Porém, outros estudiosos e pesquisadores condenam a prática, por entender que plantas não deveriam ser tratadas como objetos de consumo e contemplação pessoal.
Ao contrário, como integrantes da natureza.
Ver essa foto no Instagram
De qualquer forma, há um entendimento comum de que essas atitudes contribuem para manter as espécies vivas, o que é uma interpretação bastante realista das condições que o Brasil oferece atualmente para evitar a destruição de espécies raras e nativas.
E você? O que acha de ter essas beldades dentro de casa?
Talvez te interesse ler também:
Jasmim-dos-Poetas: poema em forma de planta, versos em forma de flores
Categorias: Horta e Jardim
ASSINE NOSSA NEWSLETTER