Índice
O copo-de-leite uma planta nativa da África do Sul, encontrada comumente perto de lagos e rios. Seu nome científico é Zantedeschia aethiopica mas é também conhecida pelos nomes populares de “calla” ou “lírio-do-Nilo”.
Mas você conhece o significado atribuído à essa flor? Vamos conhecer tudo sobre o copo-de-leite, inclusive dicas de cultivo e manutenção.
{index}
Entre os anos de 1950 e 1970, esta planta se tornou bem conhecida no mundo do paisagismo e jardinagem por causa de sua beleza diferenciada e singela.
Uma planta que é, ao mesmo tempo, vigorosa e delicada.
Vigorosa na textura e resistência de suas folhas e flores, e delicada no formato e delicadeza de suas folhas afiladas, seu caule longo e sua flor originariamente branca, bela e de aparência suave.
Com tantos atributos, difícil não querer um copo-de-leite por perto, não é?
Além de ser uma planta ornamental, o copo-de-leite é usado na produção de florais terapêuticos.
O bulbo desta planta tem uso culinário. Para esta finalidade, é consumido cozido.
A flor do copo-de-leite que, em geral, é branca, representa a paz e a tranquilidade. A espádice amarela está associada à prosperidade, felicidade e elevação espiritual.
As flores do copo-de-leite são tema de pintura em quadros, imagens em fotografias ou em decoração e enfeites de artesanato.
Logicamente, é melhor ter o copo-de-leite ao vivo e em cores, conferindo ao ambiente uma fusão de elegância e simplicidade e uma atmosfera de harmonia e alegria, de forma serena.
A principal característica do copo-de-leite são as suas flores brancas em formato de copo e um caule comprido, ereto e rígido.
A planta mede cerca de 35 cm e pode alcançar 1,5 m de altura.
Em sua origem, a flor é branca, mas devido ao hibridismo surgiram flores de outras cores, como laranja, roxa, vermelha, rosa, amarela, verde e vinho intenso.
O copo-de-leite pertence à Família Araceae, a mesma do Antúrio e do Comigo-Ninguém-Pode.
Todas as plantas da família do copo-de-leite são tóxicas e podem desencadear irritações e reações sérias, a recomendação é que deixe essa planta bem longe do alcance de crianças e animais.
O plantio do copo-de-leite não é difícil, mas há necessidade de ter cuidado ao manuseá-lo, devido à uma substância tóxica que se encontra em seu pólen: o oxalato de cálcio.
Se for plantado em vaso, é recomendado que tenha um volume de 15 litros.
A época ideal de plantio é no outono ou primavera ou em períodos que não exista possibilidade ou chuvas intensas ou geadas.
Para o plantio do copo-de-leite, adquira uma muda dessa planta e escolha um local para plantá-la, que seja sombreado (a meia-luz), o ideal é que seja coberto, pois essa planta não suporta calor intenso ou climas muito frios.
O solo precisa ser adubado e estar sempre úmido para que o copo-de-leite tenha força para florir.
Eleito o lugar de plantio e com a terra apropriada, abra um buraco no solo do tamanho do rizoma (raiz), se for no jardim, com pelo menos 30 cm de distância de outra muda ou outra planta.
Regue a área onde foi plantada a muda, tomando cuidado de evitar de encharcar a terra.
Regue com frequência o copo-de-leite, pois essa planta gosta de solo úmido.
Se surgirem folhas amarelas ou secas, faça a poda, como uma forma de limpeza.
Para evitar fungos e parasitas utilize, uma vez ou outra o spray de bicarbonato de sódio.
Geralmente o copo-de-leite dá flor o ano todo.
O copo-de-leite, de sua origem como herbácea selvagem, se tornou uma planta sofisticada que encanta o ambiente com sua beleza e sobriedade, e confere uma atmosfera refinada e tranquila onde for plantada!
Talvez te interesse ler também:
FLOR DE LÓTUS: LINDA E PURA, APESAR DA LAMA QUE A RODEIA, E OUTROS SIGNIFICADOS
GARDÊNIA, A FLOR DA SINCERIDADE. VEJA OUTROS SIGNIFICADOS E TAMBÉM COMO CULTIVAR
PIMENTA: SIMBOLISMOS E SIGNIFICADOS
Categorias: Horta e Jardim, Morar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER