Índice
A rosa do deserto é uma árvore exótica com flores deslumbrantes e, pasmem, ela é originária do deserto, mas para nossa sorte se adapta e se desenvolve em países tropicais.
Ela é um árvore toda diferenciada, com um caule muito desenvolvido na base, apropriado para subsistir no deserto, suportar fortes ventanias e acumular água.
As suas flores possuem variadas cores: branca, vinho, lilás, vermelho e outros tons e nuances.
Em países com um inverno rigoroso, só dá para cultivá-las em estufas, visto que as rosas do deserto morrem se estiverem em temperaturas inferiores a 14 Cº.
A rosa do deserto é uma planta que tem admiradores no mundo inteiro e quando se conhece essa planta não dá para ser o contrário: acaba-se por virar um admirador e querer tê-la no ambiente de nossa moradia!
A rosa do deserto necessita ser cultivada em um local onde incida sol por pelo menos 4 horas pois, sem essa condição, ela não floresce.
Caso seja plantada em um vaso há necessidade de utilizar um substrato para drenar a água, impedindo que acumule umidade nas raízes, principal fator que prejudica o desenvolvimento desta árvore.
Uma boa mistura para o plantio dela em vaso é:
Para cultivá-la através das semente se procede da seguinte maneira:
Outra maneira de cultivar a rosa do deserto através de sementes requer as seguintes etapas:
Para obter mudas de rosa do deserto através dos ramos segue os passos de como proceder:
Vejam, agora neste vídeo a paisagista Lucia Borges, do canal Vida no Jardim mostrando os procedimentos descritos para cultivo da rosa do deserto.
Seguem os cuidados básicos para o bom desenvolvimento da rosa do deserto:
Após um ou dois anos, esta planta começa a florescer, o caule vai engrossando e ficando sinuoso.
Pode haver necessidade de fazer replantes e podas e outros cuidados para evitar o surgimento de fungos.
A cada dois anos, é recomendável tirar o torrão de raízes com cuidado e acrescentar uns três dedos de substrato no vaso em que a planta estava e, então, replantá-la novamente.
É indicado deixar a terra da superfície do vaso alguns centímetros acima da borda, pois, com o tempo e o desenvolvimento do tronco da rosa do deserto, as raízes aparecerão no lugar (levantamento de raízes).
Para manusear a planta é recomendável utilizar luvas, pois sua seiva é tóxica e venenosa.
Neste outro vídeo, a paisagista Lucia Borges, do canal Vida no Jardim, mostra como fazer o replantio e fala sobre os cuidados contínuos com a rosa do deserto.
Para adquirir sementes, mudas ou a árvore em vaso existem floriculturas e lojas de jardinagem físicas e virtuais que vendem.
Outra possibilidade é pedir, para quem tem a árvore, um ramo dela, para plantar.
Depois de ver a originalidade, exuberância e beleza da rosa do deserto, não dá para resistir ao seu encanto, não é?
Talvez te interesse ler também:
Se você gosta de plantar, leia mais em nossas categorias COMO PLANTAR e HORTA E JARDIM
Categorias: Horta e Jardim, Morar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER