Índice
Ervas aromáticas são uma grande ajuda para remover insetos que prejudicam o crescimento e o bem-estar de nossas plantas. Veja as combinações perfeitas entre culturas diversas de ervas que protegem, e plantas que são protegidas.
Quem adora jardinagem sabe que na maioria das vezes não tem como não ter que lidar com convidados indesejados. Sim, porque entre pulgões e pequenos insetos, lagartas e caracóis, mosquitos, moscas brancas e cochonilhas, são muitos os animais que estão prontos para arruinar nosso trabalho e nossas plantas saborosas.
Se muitas vezes as doenças das plantas são causadas por maus cuidados ou condições climáticas, muitas outras se devem a insetos e pragas.
Mas existem varias técnicas naturais que não prejudicam nem plantas, nem solo, nem água, nem ar. Podemos usar pesticidas não-tóxicos e naturais, além das ervas que se comprovam ser de grande ajuda para remover os insetos irritantes das nossas plantas.
Quais ervas combinam bem com cada vegetal? Aqui estão algumas combinações perfeitas:
A combinação de endro e cenoura é boa não apenas à mesa. A fragrância do endro protege a raiz da cenoura de seus inimigos: as moscas da cenoura e suas larvas.
Se você cultivar essas duas plantas em paralelo, a safra de cenoura estará melhor protegida.
Manjericão protege os tomates de mosquitos, moscas brancas, insetos e pulgões. Portanto, não hesite em plantar essas duas plantas na mesma terra.
Se você não quer misturar o manjericão com o tomate, há uma outra erva aromática que pode ajudar na sua reprodução: o timo, que é capaz de atrair abelhas e favorecer a polinização.
Estes vegetais de folhas verdes crescem muito mais fortes e saudáveis se forem acompanhados por uma planta de hortelã. O aroma refrescante da hortelã protege alfaces, repolho e espinafre dos pulgões e outros insetos.
Como planta aromática, o orégano é particularmente usado para preparar molhos. Mas também é um grande guerreiro no jardim, tanto que combina particularmente bem com brócolis e feijão, funcionando como um verdadeiro inseticida para estas plantas alimentícias.
O alecrim facilmente faz “amizade” com repolhos, cenouras, nabos, pimentas e outros companheiros de jardim no verão e no inverno.
Sua folha é perene e protege ao longo do ano de vários insetos indesejáveis. As únicas plantas que devem estar longe do alecrim são o pepino e a sálvia.
O intenso aroma da cebolinha cuida e protege o suave aroma das rosas, removendo pulgões e outros insetos desta flor.
A cebolinha é uma planta deliciosa para a nossa cozinha e cresce facilmente entre as roseiras, para que você possa aproveitar a terra adjacente ao seu pequeno tronco.
Talvez te interesse ler também:
COMO USAR O BICARBONATO DE SÓDIO PARA EVITAR FUNGOS NAS PLANTAS
JARDINAGEM FAZ BEM PARA A SAÚDE DAS CRIANÇAS, UM ESTUDO CONFIRMA
ASSOCIAÇÃO E ROTAÇÃO DE CULTIVOS: UM GUIA PARA TER SUCESSO NA HORTA
Categorias: Horta e Jardim, Morar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER