Índice
A cochonilha (Dactylopius coccus) está entre as pragas de jardim que mais estragos fazem, juntamente com os pulgões e caramujos. Recolhemos algumas receitas antigas, da vovó, que dão muito certo e outras mais modernas, mas nenhuma usa agrotóxicos. Experimente e combata suas cochonilhas sem medo de se intoxicar.
Cochonilha é um inseto pequeno, tem 3 a 5 milímetros de comprimento, marrom ou amarelo, e que se alimenta parasitando a seiva de plantas. É uma praga verdadeiramente terrível, porque não apenas ataca as plantas de maneira agressiva, como vai lentamente drenando sua seiva vital, deixando aquela estranha pátina branca chamada “melada”, uma substância açucarada e pegajosa. Por causa dessa melada, é comum a presença de formiga onde tem cochonilha.
Este inseto não gosta de chuva mas adora calor. Então, no tempo seco e quente é quase certo que você vai encontrar cochonilhas em suas plantas, seja em vasos ou nos canteiros.
Você saberá que sua planta está infetada por cochonilhas quando encontrar, nos caules, brotos, ramos ou folhas, no veio, uns amontoadinhos esbranquiçados parecendo bolinhas de algodão. Esse inseto, quando se sente atacado, secreta um pigmento de cor carmim (ácido carmínico), muito usado na indústria alimentar e bastante questionado por causar alergias e ser produto animal, portanto, não do agrado de veganos e vegetarianos. Mas, é isso aí, tudo que é cor vermelha dos alimentos industrializados pode conter, sim, esse subproduto orgânico da cochonilha.
A ocorrência de cochonilha nas plantas faz com que essas apresentem as folhas lustrosas, enceradas, resultado de um óleo que o inseto expele, e que as torna especialmente suscetíveis do ataque de fungos diversos. Observe então, suas plantas, com lupa, se preciso for e, se tiver cochonilha, atue rápido antes que a infestação dê cabo do vaso, ou mesmo, do jardim todo.
Os tratamentos antigos, e eficazes, contra a cochonilha são à base de sabão, óleo mineral e fumo de tabaco macerado. Estes são os jeitos mais efetivos pois, ao serem pulverizados nas plantas doentes, entopem os poros dos insetos causando-lhes a morte. Porém, é indispensável que você retire as partes infetadas das plantas caso já esteja ocorrendo ataques de fungos ou vírus.
Rale um sabão em barra em 2 ou mais litros de água, misture bem até formar uma pasta fluída e cremosa. Essa água de sabão você deverá pulverizar, à noite, na planta atacada, fartamente. O sabão diluído não fará mal à planta mas exterminará as cochonilhas.
Prepare uma solução repelente eficaz misturando em 1 litro de água quente, 10g de sabão em barra ralado e 5g de óleo de semente de girassol. Espere esfriar e despeje a solução em um recipiente spray e borrife diretamente nas folhas afetadas. Pulverize diretamente 3 vezes à noite a cada 3 dias nas folhas para eliminar a cochonilha.
Um pedaço de fumo de rolo, ralado e macerado em um litro de água é um remédio muito antigo e que apresenta bons resultados. O fumo é antifúngico e bactericida. Mas, para que a água de fumo permaneça sobre os insetos, junte um pouco da calda de sabão escrita no item anterior ou rale um pedaço de sabão dentro do macerado de fumo. Outro jeito é juntar ao macerado de fumo um tanto de óleo mineral. O óleo mineral, assim como o sabão diluído têm por objetivo criar uma película sobre o corpo do inseto, levando-o à morte. O fumo tem como efeito sanar a planta de qualquer “infecção secundária” e ajudar na cicatrização das feridas causadas pelos insetos sugadores.
Plantar alho em volta dos canteiros, nos vasos, em todo lado, é um excelente método para controlar biologicamente as pragas de jardim já que, este é repelente contra insetos. Pegue uma cabeça de alho e plante, dente a dente, em volta das plantas mais suscetíveis. Você também pode fazer uma decoção de alho (ferva 1 litro de água com 3 dentes grandes de alho até dissolvê-los, bata essa mistura, junte mais 1 litro de água e, quando estiver fria, pulverize na planta doente lavando-lhe as folhas e ramos). O alho é bactericida, antibiótico e inseticida.
Você também poderá tentar o seguinte: 1 a 2 colheres de chá de própolis diluídas em 1 litro de água, agite bem e ponha tudo em um pulverizador manual. Pulverize as plantas infestadas de cochonilha.
Uma solução com óleo de neem também é muito adequada para o combate à cochonilha.
Pode as partes danificadas pela cochonilha e remova tudo do seu jardim – não deixe para trás nem folha, nem frutos, nem ramos. O ideal será queimar esses resíduos mas, se não for possível, picote ao máximo e junte uma porção de cal. Ponha num saco plástico e mande para o lixo, sem medo de aumentar a infestação, em sua casa ou em outro lugar.
Álcool desnaturado é álcool de limpeza e não serve para beber pois está composto por outros ingredientes desinfetantes. Enfim, você pode lavar as partes afetadas de sua planta com um algodão embebido em álcool de limpeza. Está técnica é mais agressiva para a planta mas, é bem melhor para você do que lançar mão de algum inseticida químico.
Misture 2 copos de água e um copo de vinagre de vinho branco em uma tigela pequena. Transfira a mistura para um recipiente spray e, de noite, borrife sobre as folhas afetadas pela cochonilha. O vinagre é antifúngico e inseticida natural, ajuda a impedir que os insetos infestem a planta. Repita o tratamento a cada 2 dias até que a cochonilha seja completamente erradicada.
Joaninhas são comedoras vorazes de cochinilha. Para ter essas predadoras naturais:
Por fim, uma dica de ouro: mantenha as plantas em terra úmida, as cochinilhas prosperam em terra seca. Pare evitar que esses insetos infestem o jardim todo, mantenha as plantas distantes até que que as pragas sejam todas eliminadas.
Talvez te interesse ler também:
Elimine qualquer praga de planta com esses remédios caseiros e naturais
Joaninhas na horta – proteção eficaz contra pulgões
Como usar água oxigenada para tratar e cuidar de plantas
Categorias: Horta e Jardim
ASSINE NOSSA NEWSLETTER