Índice
Todo ser humano, um dia, deveria ter um animal de estimação. Além de serem nossos melhores amigos (nunca nos abandonam!), ter um bichinho faz muito bem para a saúde.
Segundo um estudo americano com pessoas de mais de 50 anos, aqueles que já tiveram um animal de estimação (por mais de 5 anos), possuem uma memória cognitiva melhor do que aqueles que nunca experimentaram ter um deles dentro de casa.
De acordo com a pesquisa da Universidade de Michigan, publicada no Journal of Aging and Health, o ‘efeito animal de estimação‘ pode nos fornecer boa saúde para intestinos e corações, além de desempenhar um papel importante na memória.
O estudo foi feito durante 6 anos (de 2010 a 2016), através de entrevistas e testes com mais de 20.000 adultos a partir dos 50 anos.
Os pesquisadores descobriram que aqueles que respondiam que tinham um animal de estimação mostraram diferenças cognitivas durante o período de teste.
Ter um cachorro, por exemplo, pode significar que os donos de animais de estimação precisam se movimentar mais e estar sempre em alerta. Este movimento diário está ligado à saúde do cérebro e à juventude.
Os cientistas concluíram que o efeito da memória de curto e longo prazo para palavras é muito melhor e mais evidente em pessoas com mais de 65 anos.
Além disso, os animais trazem novas bactérias para a circulação doméstica, o que pode melhorar nossa saúde intestinal.
Um animal de estimação em casa é felicidade na certa!
Além de fazer bem para a memória, estudos também provaram que a presença de um animal em nossas vidas (especialmente na velhice) pode aliviar a:
Ter alguém com quem conversar, mesmo que seja um pet, pode exercitar as redes verbais em nossos cérebros.
E mais, esses companheiros animais podem impactar praticamente todos os aspectos de nossas vidas. Animais de estimação ajudam a nos mais deixar saudáveis e felizes, por dentro e por fora.
Ter um, é só e muito amor!
Fonte: sciencealert.com
Talvez te interesse ler também:
Por que o ser humano está cada vez mais preferindo os animais?
Um dia de falta para servidor em caso de morte de pet (pois ele é da família)
A heroica vida de um Protetor de Animais: propósitos, desafios, dores e alegrias
Categorias: Gato e Cachorro
ASSINE NOSSA NEWSLETTER