Índice
A acupuntura está ganhando cada vez mais popularidade entre as pessoas e agora também pode ser uma opção para os animais de estimação.
Com a intenção de proporcionar o equilíbrio do organismo, a técnica de tratamento da medicina tradicional chinesa consiste na inserção de agulhas finas e flexíveis em determinados pontos estratégicos no corpo do animal.
As pequenas agulhas ajudam não apenas em casos em que o animal sente dor, mas também em processos inflamatórios e na regulação do metabolismo, sempre com o objetivo de aprimorar a qualidade de vida dos pets.
A técnica utiliza a energia produzida pelo corpo. Quando os animais estão doentes, essa energia é modificada, seja devido ao excesso ou a alguma deficiência.
Os veterinários então localizam onde a alteração está, estabelecem um padrão e selecionam os pontos a ser estimulados.
Inclusive, esse tipo de tratamento não é só para humanos, cães e gatos: pode ser usado em qualquer espécie.
Atualmente, a técnica é muito utilizada em répteis e aves: há mapas de localização dos pontos específicos para cada espécie por causa das especificidades anatômicas e surgiram relatos desses mapas encontrados no Sri Lanka de mais ou menos 3.000 anos atrás, que mostram a utilização em elefantes indianos já naqueles tempos.
Quanto ao funcionamento, a técnica restabelece e mantém a saúde ao trabalhar basicamente ao restabelecer o fluxo energético dos meridianos, que são o trajeto percorrido pela energia através do corpo e que é responsável pela nutrição dos órgãos e dos tecidos.
Talvez te interesse ler também:
Acupuntura: melhor que reposição hormonal para os sintomas da menopausa
O que fazer e como tranquilizar cachorros que latem demais
O que o gato quer dizer quando te morde?
Aromaterapia para animais: conheça utilidades e benefícios
O que é e como funciona a Medicina Veterinária Holística
Categorias: Gato e Cachorro
ASSINE NOSSA NEWSLETTER