A cidade de Santos foi contemplada pelo Governo do Estado de São Paulo para a implantação do Programa Meu Pet, que tem como finalidade apoiar ações e serviços em prol dos animais de estimação.
O Programa Meu Pet, lançado pelo governo do Estado, visa construir 10 hospitais veterinários nas cidades de:
Estes municípios foram selecionados com base na capacidade de realizar assistência regional e ter infraestrutura adequada para prestar este serviço. Além disso, após o término da construção das unidades, serão responsáveis pela contratação de profissionais e custeio das atividades assistenciais.
No caso de Santos, já vinha acontecendo um trabalho voltado para a proteção animal e esse programa contribuirá para expandi-lo mais ainda.
“São escolhidas cidades-chave que tenham condições de fazer o atendimento. E Santos é uma referência na proteção da vida animal.
O papel do Estado é construir e equipar, enquanto as prefeituras arcam com o custeio mensal de R$ 80 mil para uma capacidade de atendimento de 40 animais, por dia”, disse Rebeca Politti, coordenadora de Defesa e Saúde Animal do Estado, que faz parte da Secretaria Estadual de Saúde.
Nessas unidades de atendimento veterinário público, serão disponibilizados serviços gratuitos para cães e gatos, como:
Graças a esse programa, Santos e outras cidades poderão oferecer esses atendimentos aos animais de estimação da população.
No que concerne a Santos, o local do seu primeiro hospital veterinário municipal será na Zona Noroeste, e possibilitará a ampliação do atendimento diário de cães e gatos, que atualmente é realizado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), que faz em média de 92 atendimentos por dia, entre clínicos e castrações.
“Esta é uma boa parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e que vai ao encontro do meu plano de governo de construir um hospital veterinário na cidade. disse Rogério Santos, prefeito de Santos.
Um fator que ajudou Santos a ser selecionado para receber recursos desse programa, foi a persistência da Câmara Municipal de Santos, que encaminhou diversas proposituras ao Executivo (Prefeito), mostrando interesse e vontade de ter um hospital veterinário de atendimento público e gratuito.
A Prefeitura de Santos entrará com a área onde será construído o hospital, e o governo estadual ficará encarregado da construção e entrega da obra e dos equipamentos.
O investimento para a concretização do hospital veterinário será de até 5 milhões de reais, provenientes do governo estadual.
O hospital veterinário público é uma antiga aspiração do vereador Benedito Furtado, que desde 2013, vem reivindicando isso.
Além de ser uma reivindicação desse vereador, também tem sido algo muito almejado pelos protetores de animais e tutores de pets, pois tem gente que, apesar de amar seus animais de estimação, não tem os recursos financeiros necessários para pagar o atendimento em uma clínica veterinária particular.
Nossos votos é que Santos, e as outras cidades envolvidas neste programa, sejam modelos e exemplos de atendimento veterinário público e gratuito realizados com sucesso e eficiência, para que outras cidades também façam por onde ter o seu hospital veterinário municipal.
Talvez te interesse ler também:
Mais um hospital público veterinário para atendimentos de PETs
Este veterinário há 9 anos vai em busca de animais na rua, para tratá-los gratuitamente
Vetbus: em Istambul um ônibus com veterinário para tratar cães e gatos de rua
Em Praia Grande-SP, atendimento gratuito para cães de pessoas em situação de rua
Veterinários apoiam uso de canabidiol em animais
Categorias: Gato e Cachorro
ASSINE NOSSA NEWSLETTER