Gato-bravo: gato selvagem extinto na Holanda reaparece depois de séculos


O gato-bravo (Felis silvestris) andava desaparecido da Holanda desde o início da Idade Média. A espécie que tem sua população considerada extinta naquele país, segundo a IUCN, agora está dando o ar de graça novamente por lá.

Gatos domésticos (Felis catus) são descendentes domesticados dos gatos selvagens e um dos animais mais numerosos no mundo. Os domésticos se hibridizam facilmente com os selvagens e, por isso, é difícil quantificar quantos gatos selvagens puros restam na natureza.

Acredita-se todavia que populações de gatos selvagens estejam em constante declínio, dada a perda de habitat desses pequenos felinos.

Contudo uma boa notícia: na Holanda, os Felis silvestris está regressando naquele país.

Como explicou ao Wilder a bióloga Hettie Meertens, a história deste regresso teria começado em 1963. Os gatos estão à procura de novos territórios, indo em direção ao Sul da Holanda, especialmente à província de Limburgo.

Em 2002 o país registrou a presença de um indivíduo em Limburgo, infelizmente morto atropelado. Mas de lá pra cá os registos começaram a ser mais frequentes, todos naquela cidade.

Já a reprodução do gato-bravo na Holanda foi confirmada em 2014.

Criando o ambiente ideal

Hettie Meerten trabalha na ONG ARK Nature que busca preservar a espécie protegida na Europa pela Convenção de Berna (1979), explica:

 “Temos desenvolvido as florestas naturais e os campos com muitos arbustos (e ratos) e temos criado corredores naturais entre essas florestas através da plantação de sebes robustas em zonas agrícolas”.

Para que gatos selvagens sobrevivam na natureza é necessário que mantenham uma reprodução sustentável entre eles, evitando a hibridação dos selvagens com os domésticos, através da esterilização destes.

Também é necessária a preservação do habitat deles: a floresta local com sua rica biodiversidade, além de formar corredores entre as populações de gato-bravo da Holanda, Bélgica e Alemanha, com passagens seguras para evitar atropelamentos.

© Luc Viatour (CC BY-SA 3.0) https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

© Luc Viatour (CC BY-SA 3.0) https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

Quantos gatos-bravos existem?

“Não é possível saber exactamente qual o número de gatos-bravos na Holanda, mas estimamos que sejam mais de 25 e menos de 50, a maioria na província de Limburgo”, informa a bióloga.

Como se vê, são poucos exemplares que, para garantirem a sobrevivência, precisam de habitat preservado.

Lugar de animal selvagem é na natureza. O homem tem mania de domesticar tudo, até jacaré e cobra. Claro que muitos humanos domesticam por amor, mas é preciso entender que é mais amor deixar o bicho no lugar dele trabalhando pela conservação das espécies em seus habitats.

O gato é um dos animais que ainda preserva em si o caráter selvagem, e por isso são tão misteriosos, furtivos e encantadores!

Veja no vídeo abaixo a vida dos gatos-bravos na natureza, mãe gata e 5 gatinhos. Leia AQUI a reportagem completa da Wilder.

Talvez te interesse ler também:

Maria, a mulher que tem 60 jacarés e chama cada um pelo nome. Vídeos

Viaduto para animais? Conheça uma ideia que deu certo e salva vidas

Tráfico de animais, um crime perverso sustentado por você!

Nascem 4 filhotes do raríssimo gato-de-pallas: a coisa mais fofa do universo

Como fazer casinha para salvar gatos de rua do frio




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Sil Vieira
    Publicado em 12/08/2021 às 12:39 pm [+]

    Muito bom seus artigos sempre acompanho. obrigado por compartilhar


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...