Índice
Você já parou para pensar que o seu gato poderia ser um leão, um tigre ou uma onça, e que o único aspecto que o diferencia desses outros felinos é o tamanho?
Os felinos fazem parte de uma família (Felidae) de animais mamíferos da ordem dos carnívoros. Dentro dessa família há várias espécies selvagens, conhecidas como grandes felinos. São eles: tigre, leão, onça-pintada, leopardos, etc.
Há 38 espécies de felinos, desde o gato doméstico até o tigre siberiano. A diversidade dos felinos, no passado, já foi muito maior. Dentre as espécies já extintas estão os tigres-dentes-de-sabre e o leão-das-cavernas.
Quando você vê um gato tentando caçar, muito provavelmente você nunca imaginou que a caça poderia ser você!
Segundo os maiores especialistas em grandes felinos, Beverly e Dereck Joubert, um casal sul-africano famoso por filmá-los:
“A única diferença significativa entre o gato doméstico e os grandes felinos é o tamanho. Se teu gato fosse do tamanho de um leão, ele te devoraria”, afirmam os dois, que também são defensores da preservação das espécies, para uma matéria do El Pais.
O casal, que já fez vários filmes sobre grandes felinos, sobretudo leões, para o National Geographic, decidiram fazer alguns experimentos com os gatos domésticos, a fim de provar que eles são muito parecidos com os seus parentes grandões. O resultado dessa experiência pode ser visto no incrível documentário A alma dos felinos (Nat Geo Wild), que vai mudar o seu entendimento sobre esses animais.
O documentário segue o gato doméstico dos vizinhos de Beverly e Dereck, Smokey, em suas aventuras cotidianas. O casal filmou Smokey (na foto acima) graças à experiência de 35 anos que desenvolveram em acompanhar grandes felinos nas savanas africanas.
“Nós o seguimos e filmamos, como fazíamos com os leões e outros grandes felinos, com uma ressalva: sempre obedecemos à norma de nunca tocar no animal, e dessa vez pudemos fazer isso, foi fora do normal ter relação tátil, e muito emocionante”, conta Beverly.
Tudo o que fazem os grandes felinos foi captado Smokey fazendo de forma idêntica. As cenas filmadas mostram-no lutando com outros gatos, marcando território, caçando, brincando, acasalando, dormindo. A montagem do documentário colocou lado a lado as cenas nas quais atuam os felinos grandes e os felinos pequenos. Para o casal, os gatos têm a alma de grandes felinos.
Os Joubert explicam que há algumas diferenças entre gatos e leões:
“É verdade, os gatos não são sociáveis como eles, provavelmente o mais próximo nesse aspecto seja o leopardo”. Além disso, os gatos são os únicos felinos que ronronam, uma característica sobre a qual não se sabe a funcionalidade.
O documentário busca alertar para a ameaça de extinção de várias espécies de felinos. Dereck diz que é preocupante a situação desses animais, que “estão numa espiral de desaparecimento tão dramática que se hesitarmos hoje sobre as ações a levar a cabo seremos responsáveis por sua extinção no mundo inteiro; é preciso agir já”.
A população de leões, por exemplo, segue em declínio: restam apenas 20.000 deles por causa da caça à espécie. Dereck alerta que, talvez, em 20 anos talvez não existam mais leões em liberdade.
Embora o documentário seja em inglês, deixamos AQUI e AQUI dois links para você ver as imagens impressionantes captadas pelo casal Joubert. Confira!
Sobre gatos, talvez te interesse ler também:
NARNIA, A BELÍSSIMA GATA DE DUAS CARAS
BEM-VINDOS À KOSHLANDIA, A EXTRAVAGANTE TERRA DOS GATOS DA SIBÉRIA
GATO PRETO: HISTÓRIA DA SUPERSTIÇÃO (E PORQUE, AO CONTRÁRIO, DÁ SORTE)
Categorias: Gato e Cachorro, Morar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER