Índice
Impetigo basicamente é uma doença bacteriana que se cura fácil. Causada por bactérias do gênero Staphylococcus, a doença também é chamada de Piodermatite Pustular Superficial ou Piodermite dos filhotes pois ocorre normalmente em filhotes e apresenta-se como uma inflamação nas camadas mais superficiais da pele.
Os sintomas são bolinhas (pústulas) com um colar ao redor que aparecem onde o cachorro não tem pelo: na barriga, nas axilas, no lado interno das coxas. Se aparecerem no dorso, pode se tratar de casos mais graves.
As causas podem ter a ver com falta de higiene nos animais, baixa imunidade deles ou parasitismo.
Não se trata e uma zoonose, portanto não ocorre transmissão do cachorro para o homem. No entanto é importante tratar o impetigo porque ele causa desconfortos ao cão.
O cachorro pode apresentar:
Sim, e geralmente em ninhadas, se um filhote tem impetigo, provavelmente todos terão.
O tratamento é simples, o importante é descobrir a causa e tratá-la seja com vermífugos que com a higienização do animal e do lugar onde ele fica.
Raramente é necessário o uso de antibiótico, mas quando o impetigo é persistente, deve-se averiguar se ocorrem doenças hematológicas, que são comuns no Brasil (erlichiose – doença do carrapato), ou algum problema endócrino no cão, causas que podem estar ligadas à persistência desta doença.
Em todo e qualquer caso, um médico veterinário deve ser consultado para o diagnóstico correto e a indicação do tratamento adequado.
Os tratamento tópicos geralmente já são suficientes para a maioria dos casos. O veterinário pode recomendar banhos com shampoos especiais que contenham clorexidina como princípio ativo.
Colaborou para este post a médica veterinária Julia Flórios do Chama o Veterinário.
Categorias: Gato e Cachorro, Morar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER