Índice
Rottweiler, um cão maciço e forte, muitas vezes visto como perigoso, especialmente para as crianças que provavelmente, se mordidas por este cão, teriam sérias consequências. Mas o Rottweiler também pode sim ser um bom cão de estimação. Vejamos, então, quais são suas melhores características e como cuidar desta raça.
O Rottweiler é uma raça muito antiga, um cruzamento que deriva do Molossus, um cão trabalhador que foi usado para pastoreio e guarda e, como cão típico da cidade alemã de Rottweiler, é conhecido como o “Cão dos açougueiros” dado que fazia a guarda em seus armazéns e os ajudava no trabalho.
A partir de 1900, ele também foi considerado um cão de serviço pela polícia, dada a sua capacidade de guarda e sua grande força e energia. Sua fama hoje não é boa e essa raça foi incluída na lista de raças de cães perigosas, que agora não está mais em vigor.
Hoje entende-se que o problema da periculosidade canina não é do caráter do cão em si ou da raça à qual pertence mas sim do comportamento de alguns tutores que escolheram o Rottweiler para proteger a casa, treinando-o para torná-lo agressivo e talvez deixando-o acorrentado por quase todo o dia.
O Rottweiler é um cão de tamanho médio-grande do tipo molossoide. Sua aparência é, portanto, musculosa, maciça e vigorosa. A altura dos machos varia de 61 a 68 cm, a das fêmeas de 56 a 63 cm. Ele tem grande força e resistência física e tem uma mordida muito potente (é por isso que, além da sua fama de agressivo, esse cão tende a provocar medo).
O manto é preto com marcas marrons bem delineadas que podem ter encontradas nos olhos, focinho, pescoço, peito, patas e na base da cauda. O pelo é de comprimento médio, espesso e resistente.
Ao contrário da sua fama popular, o Rottweiler é um cão calmo e tranquilo, obediente e particularmente apaixonado por seu dono. Pode ser um excelente cão de família, adequado também para crianças.
Este é um cão muito corajoso e protetor das pessoas que ele gosta, e é por isso que ele pode intervir em alguns casos, se ele perceber uma possível ameaça. É muito importante não incentivar sua agressão. Se bem amado e bem cuidado, o Rottweiler se socializa imediatamente com outros cães e pessoas de todas as idades.
O Rottweiler é um cão que precisa da frequente companhia e atenção do seu dono. Ele se adapta bem à vida em casa, desde que seja levado a passeio 2, ou melhor, 3, vezes por dia, onde tem a oportunidade não só de correr e brincar, mas também de se socializar. O erro que não se deve fazer é ter um exemplar desta raça e relegá-lo amarrado ou preso para fazer dele um cão de guarda, talvez depois de treiná-lo para isso. Não incentive a agressão desse cachorro que, na verdade, tem uma natureza calma e pacífica.
Lembre-se de escovar os pelos do seu Rottweiler um par de vezes por semana e verifique se não há vestígios de pulgas ou carrapatos (a este respeito, faça qualquer profilaxia recomendada pelo veterinário).
A sua alimetação precisa ser equilibrada para garantir que o cão tenha todos os nutrientes úteis para seu desenvolvimento e bem-estar, mas também para evitar que ele ganhe peso em excesso e sofra de obesidade. Obtenha conselhos de seu veterinário.
O Rottweiler é um cão que geralmente goza de boa saúde. Como outros cães de raça, no entanto, está mais predisposto a alguns distúrbios. Em particular, esta raça está sujeita à torção gástrica, uma ocorrência que pode até levar à morte. Para evitar isso, é bom não fazer atividade física pesada logo depois de o cachorro ter comido.
Outras possíveis doenças a que o Rottweiler está sujeito são: displasia do quadril, artrose no ombro, alterações cardíacas, endócrinas, oftálmicas, dermatológicas, falência hepática diabetes e algumas infecções gastrointestinais particularmente perigosas para os filhotes desta raça.
Recomendamos que você evite comprar cachorros em geral e prefira sempre optar pela adoção. Embora o Rottweiler seja um cão de raça, não é impossível (como se costuma acreditar) encontrá-lo para adoção. Pode haver várias razões pelas quais um cão como esse é doado.
Para te dar uma ideia de como poderia ser a tua vida junto a um Rottweiler, deixamos abaixo os seguintes vídeos. Se amado e bem cuidado, esta raça pode ser adequada inclusive para crianças, veja:
Como sempre lembramos, cães não são brinquedos, mas seres sencientes que precisam de cuidados e atenção. Não queremos te desencorajar de adotar um cão, mas é preciso saber que ter um animal de estimação implica responsabilidade e, o mais importante, no caso de um cão como o Rottweiler, é que ele é muito forte e potencialmente perigoso se relegado em um canil ou preso! Este cão precisa muito passear, e precisa de amor e carinho como todos os outros.
Categorias: Gato e Cachorro, Morar
Publicado em 09/05/2021 às 1:04 pm [+]
Tenho um rottweiler me sinto previligiado e honrado por ter esse amigo .. Ele tem 10 anos convive com minha familia e netos as pessaos que ele mais ama em minha casa sou (( eu e meu neto de 9 anos ))
As pessoas que ve ele morre de medo
Mas essas mesmas pessoas nao sabem o quanto esse cachorro é amoroso e brincalhao