Quem tem um cãozinho já deve ter ficado instigado por suas diversas características comportamentais. Uma delas diz respeito a parecer que adquirimos uma nova sombra, visto que o nosso amigo nos segue por todos os lados, inclusive, quando vamos ao banheiro!
O site Perito Animal fez uma matéria bem bacana para explicar esse hábito dos nossos amicães.
Os cachorros são seres muito sociais. Em matilhas, existe uma hierarquia respeitada, que é determinante para a sobrevivência do grupo, em relação ao cão alfa.
O cachorro alfa da matilha é aquele que garante alimento e consente certas atitudes aos demais. Os outros cachorros o seguem e o respeitam porque sabem que sob o seu comando a chance de sobrevivência é maior. É aquela máxima: juntos somos mais fortes.
Por isso que os cachorros seguem quem lhes dá as garantias e os privilégios de uma vida melhor, dentro e fora de casa, mas não apenas em relação à comida, mas também em atenção e carinho.
Se você se incomoda com a “sombra” do seu cachorro, existem algumas ações que podem atenuar essa “perseguição”. Confira:
Apesar desses comandos ajudarem na diminuição da dependência canina sobre o dono, existe um fator que influencia o comportamento dependente: a ansiedade por separação. Ela provoca insegurança no animal, além de uma personalidade medrosa e desconfiada. São várias as causas que podem levar um cachorro a desenvolver a ansiedade:
Ainda podem existir outras situações provocadores de ansiedade por separação, como: morte de alguém da família, trauma, estresse grave, falta de exercício. O problema pode ser solucionado por um especialista etólogo ou educador canino.
O ideal é que o seu cão tenha um mínimo de dependência. Embora seja adorável que eles estejam na nossa cola, isso não é muito funcional. Por exemplo, quando você vai ao banheiro parece estranho que o seu cachorro vá atrás de você. Mas, segundo o site Animal Channel, esse tipo de comportamento acontece porque o instinto canino é de fazer tudo com os outros membros da matilha.
O importante é que a relação de amor e confiança seja estabelecida entre você e o seu cachorro. Uma das coisas mais bonitas e emocionantes da vida é construir essa relação e reconhecer a si mesmo nos olhinhos do seu melhor amigo.
Sobre o comportamento canino, talvez te interesse ler também:
O QUE OS CÃES QUEREM DIZER QUANDO LAMBEM A BOCA?
CÃES SÃO IGUAIS AOS DONOS, REVELA PESQUISA
A HISTÓRIA DA CONVIVÊNCIA HUMANA COM OS CACHORROS
Categorias: Gato e Cachorro, Morar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER