Índice
A gente gosta de gatos e de vasos de plantas mas, a convivência de ambos pode ser meio difícil. Neste artigo damos algumas dicas de como ensinar, ou melhor, como tentar impedir os gatos de usar os vasos de plantas como se fossem deles.
Gatos gostam de cavar para enterrar seus excrementos, também enterram os tesouros (passarinhos ou ratinhos que caçaram). Algumas plantas são boas para o gato comer quando está com algum incômodo gastrointestinal – e seu gato sabe disso.
Mas, outras plantas podem mesmo ser tóxicas e perigosas para os nossos pets. Bem, e nenhuma de nós gosta que nossos vasos, tão bem cuidados, sejam remexidos seja lá por quem for, menos ainda por um gato, nosso ou alheio, não é? E também não agrada aquela terra esparrama em volta dos vasos, bem no meio da sala, com certeza.
Uma rede que proteja os seus vasos, como uma cúpula – precisa ser muito bem presa ao vaso porquê, gatos entram, se quiserem, por qualquer lugar meio aberto, você sabe.
Essência de limão ou laranja, pulverizada sobre as plantas – gatos não costumam gostar do cheiro das frutas cítricas
Plantar cítricos em vasos e fazer, com estes, uma barreira aromática.
Cobrir a terra dos vasos com pedras de rio de porte médio (as pequenas os gatos afastam para atingirem a terra)
Cobrir a terra dos vasos com uma rede plástica vai permitir o crescimento das suas plantas e impedir que o gato enterre seus pertences mas, não impedirá que ele use o vaso como latrina, isso não! Mas, se for usar essa técnica, prenda bem a rede aos vasos.
Garrafas pet transparentes, com água, enfiadas nos vasos, é uma técnica para rega que parece afastar os gatos destes locais.
Algumas ervas e plantas atraem os gatos, outras afastam, por seus aromas. Mas, é certo que nem todos os gatos se intimidam com plantas e odores que “deveriam” afastá-los, portanto, não se fie dessa técnica. Mas, aqui vão algumas ervas que têm essa “fama”: lavanda, arruda, gerânio, absinto, tomilho-limão, rosas com espinhos e Coleus canina.
No mercado existem repelentes aromáticos, em spray ou em grânulos, que afirmam sua efetividade para afastar os gatos de seus vasos. Na minha experiência doméstica, é efetivo o uso de “barreiras físicas que incomodem o caminhar dos bichanos dentro do vaso”
Experimente e boa sorte!
Especialmente indicado para você:
PROBLEMAS URINÁRIOS EM GATOS: COMO PREVENIR E TRATAR COM REMÉDIOS NATURAIS
GATOS NO TRABALHO PARA MELHORAR A PRODUTIVIDADE
A LENDA DA LETRA M NA TESTA DE ALGUNS GATOS
O SEU GATO OU CACHORRO ENCOSTA A CABEÇA CONTRA A PAREDE? CORRA PARA O VETERINÁRIO!
Categorias: Gato e Cachorro, Morar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER