O fumo passivo é a inalação da fumaça gerada pela queima do tabaco e de outros fumegantes. Todos sabemos que a exposição ao fumo é prejudicial à saúde e é um erro absurdo expor involuntariamente inocentes, pessoas, e principalmente crianças, à fumaça provocada por nós. Mas chegou a hora de falarmos desse mal que pode afetar também a saúde dos nossos pets, considerados por muitos, como os nossos melhores amigos.
Na Itália, a Ordem dos Médicos Veterinários lançou uma campanha chamada, em livre tradução, de “O Fumo mata eles também“. A campanha parte de Milão, onde serão distribuídos cartazes e folhetos em instalações veterinárias.
O objetivo é informar sobre os riscos do tabagismo passivo em cães e gatos e fornecer aos fumantes uma nova motivação para dizer adeus ao cigarro. Um estudo conduzido por pesquisadores da Henry Ford Health System em Detroit, descobriu que 28,4% dos fumantes parariam de fumar para proteger seus animais de estimação.
Não devemos subestimar os problemas que os cães e os gatos podem sofrer por causa do fumo passivo. As substâncias nocivas da fumaça se acumulam nos pelos dos gatos, que são os mais vulneráveis por causa do hábito de se lamberem. O resultado é realmente sério e pode levar ao aparecimento de câncer na região oral destes bichinhos.
Cães expostos ao fumo passivo correm o risco de câncer da cavidade nasal, doenças cardíacas e respiratórias. Todos os animais, principalmente os de fumantes, são expostos ao risco de engolir bitucas de cigarro. Até mesmo canários e papagaios podem ficar doentes por causa do fumo passivo, desenvolvendo pneumonia.
O que se alega nesta campanha é uma verdade universal. Tem gente que acha que os animais devem ficar em segundo plano, depois dos homens. O fumo passivo prejudica a todos, e os animais também têm o direito de viverem em ambientes saudáveis.
Se as pessoas se conscientizarem de que o mal que fazem a si atinge também os seres que elas mais amam, talvez elas se toquem de que é hora de mudar. Infelizmente tem mulher que fuma grávida, tem pais que fumam no carro com seus filhos…É hora de mudar isso!
Menos fumaça e mais amor, seja a si próprio, aos filhos, às pessoas ao redor e aos animais de estimação, nossos melhores amigos. O fumo passivo é a 3ª maior causa de morte evitável no mundo, segundo dados da OMS.
Talvez te interesse ler também:
OS EFEITOS DO CIGARRO NOS BEBÊS DURANTE A GESTAÇÃO: IMAGENS DE ALTA DEFINIÇÃO
FUMO PASSIVO DANIFICA A ARTÉRIA DE CRIANÇAS
FUMAR NO CARRO COM CRIANÇA DENTRO, DEVERIA SER PROIBIDO?
Fonte fotos: fnovi.it
Categorias: Gato e Cachorro, Morar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER