Índice
A toxoplasmose é conhecida, de forma equivocada, como doença de gato, porém, os felinos, também, são contagiados pelas mesmas fontes causadoras do contágio em humanos, e, por isso, os gatos, se tornam transmissores e, essa transmissão, ocorre através das fezes deles (se estiverem infectadas pelos cistos do Toxoplasma gondii). Porém, se houver prevenção, higiene e cuidados, não haverá problemas. Confira!
Para evitar contato com possíveis materiais e locais infectados, que podem ser a caixinha de areia, o quintal ou o tapete higiênico do gato, é preciso saber que estes locais só estarão infectados e causarão contaminação se as fezes ficarem mais de 5 dias no local, onde foram expelidas.
Os gatos são considerados os maiores causadores da toxoplasmose e esta é uma atribuição injusta, pois, eles constituem apenas 1% entre as causas de transmissão da toxoplasmose.
Alguns cuidados básicos e bem simples podem evitar essa doença.
Devido a falta de informação, os gatos são vistos como causadores da toxoplasmose, gerando, com isso, muito abandono desses animais.
O Toxoplasma gondii, protozoário da toxoplasmose, também, é encontrado em suínos, bovinos, ovinos e equinos, caprinos, não só em felinos, como por exemplo: o gato.
Vamos saber mais como ocorre a contaminação pelo Toxoplasma gondii, os males que causa e as formas de prevenção.
Existem três formas de uma pessoa ser infectada:
O mito de se atribuir, unicamente ao gato, a transmissão da toxoplasmose e ignorar outros meios da transmissão da doença, se deve ao fato de ser a forma, mais popularmente, conhecida, porém, a transmissão pelas fezes de gatos é a mais fácil de ser evitada, se existir os cuidados necessários para isso.
A contaminação do gato acontece quando ele ingere cistos contidos em hospedeiros intermediários, tais como:
As fezes do gato contêm apenas os cistos do protozoário, Toxoplasma gondii.
Para que os cistos se tornem infecciosos são necessários de 1 a 5 dias após, terem sido expelidos pelas fezes (dependendo das condições do ambiente), Dessa forma, as fezes frescas não transmitem toxoplasmose, por isso a limpeza é a melhor prevenção.
Os próprios gatos, quando reinfectados, geralmente, não voltam a excretar os cistos, pois adquirem imunidade, por conta da primeira infecção.
Essa imunidade pode durar até 6 anos, dependendo da saúde de cada gato e das condições, nas quais vive.
O ser humano infectado pode apresentar um, alguns ou todos estes sintomas, dependendo de sua genética e imunidade:
Agora conheça o problema e os riscos da toxoplasmose em mulheres grávidas:
Se uma mulher grávida for contaminada pelo Toxoplasma gondii, pela primeira vez, o protozoário pode infectar a placenta e, também, o feto.
Em casos extremos, essa contaminação pode causar:
Se a mãe estava infectada, de forma crônica, antes da gestação, o feto estará protegido da infecção, pois, o organismo da mãe, adquiriu imunidade ao agente transmissor da toxoplasmose.
Mas, aso a doença ocorra durante a gravidez (fase aguda), o feto pode ser afetado e prejudicado.
O médico encaminhará o tratamento, de acordo com estado de saúde e o quadro clínico da mulher grávida e dos riscos do feto ser afetado em seu desenvolvimento.
A doença, na forma crônica, antes da gravidez não exige os mesmos cuidados que a forma aguda, durante a gravidez. Isso, se deve ao fato que o próprio organismo vai “se curando”, ou seja, a pessoa infectada, cujo organismo adquire imunidade à doença, é como se tivesse sido vacinada.
A toxoplasmose é uma doença muito comum e abrangente, devido as suas formas de contaminação.
Em suma, existem veículos de transmissão mais diretos e, até, mais propagadores da transmissão da toxoplasmose, mas, por desconhecimento, não se dá a devida atenção e não se faz a correta prevenção
Existe risco da contaminação até em cozinhas de restaurantes, onde faltam condições de higiene e as pessoas não se dão conta disso.
Aqueles que se alimentam de carne, devem ter em conta, que, esse alimento, pode ser veículo de contaminação da toxoplasmose, pois, o animal do qual tem origem essa carne, pode ter sido contaminado no próprio pasto, devido às condições em que foi criado.
A melhor forma de prevenção e as medidas necessárias para evitar a contaminação pelo Toxoplasma gondii são:
Nossos animais de estimação, podem, também, ser contaminados, praticamente, da mesma forma que os humanos, por isso, a prevenção se faz da seguintes formas:
Agora, com todas estas informações sobre a toxoplasmose, vimos que não há motivos para não ter ou não querer mais os gatos que já se têm em casa.
Em resumo: o conhecimento, a prevenção, os cuidados com a alimentação e os hábitos de higiene, constituem as melhores formas de lidar com esse e qualquer outro problema.
Escrito por Vânia Oliveira do site www.animaisamigos.com
Categorias: Gato e Cachorro, Morar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER