Índice
O pastor alemão é um cão de raça que é conhecido por sua inteligência e seu estilo elegante e “orgulhoso” de si. Vejamos quais são as suas principais características físicas e de personalidade, para você que busca conhecer melhor esta raça de cão.
É uma das raças mais populares do mundo e universalmente conhecida pois protagonizou vários filmes e séries de TV.
A inteligência, a coragem e a força do pastor alemão fazem com que eles sejam particularmente adequados como cães acompanhantes de pessoas com deficiência visual, mas também como policiais, como cães de guarda o para resgates em montanhas ou em outras situações.
O pastor alemão é um cão de tamanho médio (embora nossa percepção seja diferente dos padrões impostos às raças, isso nos faz definir o pastor alemão como um cão de tamanho médio-grande, se não próprio grande), com um corpo enxuto, forte e musculoso.
A altura da cernelha em machos varia entre 60 e 65 cm; enquanto para fêmeas fica entre 55 e 60 cm.
O comprimento do tronco, por outro lado, é maior que a altura na cernelha de 10-17%, de modo que a percepção é a de um cão um pouco mais comprido do que alto.
Outras características desta raça de cães são o pelo duro e denso, olhos “orientais”, orelhas triangulares e erguidas e um manto que pode ser preto com tonalidades amarelas, cinza, marrom ou avermelhado. Uma outra variedade é o pastor alemão preto e cinza unicolor.
Recapitulando, as características do Pastor Alemão são:
O pastor alemão é um cão muito inteligente, bem equilibrado e seguro de si.
Sua inteligência faz com que ele seja um cão ideal para ensinar comandos, além disso são cães que adoram carinho e receber elogios do seu dono.
Não são medrosos e por isso são ótimos cães de guarda e, por incrível que pareça, têm mais perfil de defesa do que de ataque.
Têm um olfato incrível e por isso são usados como cães policiais em busca de drogas, bombas, no resgate de pessoas, etc.
Se ele vive em um ambiente sereno e é amado, ele é muito bom, silencioso, obediente e fiel, por isso pode ser adequado para famílias com crianças.
É também um cão muito corajoso e se afeiçoam imediatamente às pessoas que cuidam dele. Muito além daquilo que se acredita, o pastor alemão não é um cão agressivo e perigoso, como sempre, é a educação que ele recebe e como o cão é tratado que faz a diferença!
Resumindo, o pastor alemão é:
O pastor alemão, como muitos outros cães de raça, geralmente são saudáveis e fortes, mas é predisposto a desenvolver algumas doenças como a displasia do quadril e cotovelo.
Também a medula espinhal nesta raça pode ter problemas e criar uma doença conhecida com o nome de mielopatia degenerativa que compromete a funcionalidade das patas posteriores. É uma patologia de predisposição genética.
Atenção também para uma possível dilatação e torção gástrica a que esta raça está sujeita. Este problema pode, em alguns casos, ser evitado impedindo o animal de brincar demais logo após as suas refeições.
Quanto aos pelos de um pastor alemão, pode ocorrer um eczema pruriginal, o que pode em parte causar queda dos pelos e levar à formação de crostas.
Sobre questões alimentares, este cão pode sofrer de diarreia crônica devido, por exemplo, a um alimento ao qual tem hipersensibilidade.
Para conhecer e prevenir essas e outras possíveis doenças do seu pastor alemão, entre em contato com um veterinário confiável.
Recapitulando, o Pastor Alemão é sujeito a:
Agora que você conhece todas as características desta raça, lembre-se antes de comprar um filhote de pastor alemão, de que os animais não são mercadorias que podem ser jogadas fora ou trocadas, no caso de alguma coisa não ir conforme o previsto.
Cuide e ame seu animal, sempre, e independentemente da sua raça.
Talvez te interesse ler também:
A DURA VIDA DO PASTOR ALEMÃO COMO POLICIAL EM BUSCA DE DROGAS, EXPLOSIVOS E MUITO MAIS
Categorias: Gato e Cachorro, Morar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER