Índice
É aquela velha situação: gol do Brasil e… fogos, gritos, buzinas, comemorações, gatos e cachorros para debaixo da cama, morrendo de medo. Como proteger os pets dos fogos e outras comemorações da Copa?
Muita gente adora futebol, principalmente a Copa do Mundo, evento no qual os torcedores também comemoram soltando fogos, bombas, buzinas… Tudo o que houver de mais barulhento e terrificante para os animais. E não apenas os animais domésticos.
Embora o espírito comemorativo domine grande parte da população, não é para todo mundo que a coisa é assim “tão divertida”. Não estamos falando somente dos seres humanos – que ficam incomodados devido ao odor e ao ruído intenso que os fogos e as bombas deixam no ar.
Sobretudo os animais – gatos e cachorros com mais frequência – ficam em pânico ao ouvir esses barulhos altíssimos, dignos do fim do mundo para eles.
Para começar, o medo que os animais domésticos têm de ruídos fortes como os dos fogos de artifício, se justifica pelo fato de que a audição deles é seis vezes mais aguçada que a humana. Por isso, há a percepção de sons de maneira mais agressiva e forte, assustando os pobres animais.
Exatamente por isso, alguns pets podem se desesperar, ficam trêmulos, nervosos, fogem sem rumo. Outros ainda acabam sofrendo queimaduras, quando entram contato com um desses artefatos.
Engana-se quem pensa que isso só ocorre com cães e gatos, pássaros podem morrer de parada cardiorrespiratória, devido aos ruídos elevados.
Toda a fauna é afetada.
Leia mais: Poluição sonora: os animais são extremamente afetados pelo barulho humano
Embora os proprietários tenham bastante pena dos animaizinhos, há dúvidas sobre o que pode ser feito para prevenir acidentes e, principalmente, o estresse nos animais.
A seguir, acompanhe algumas dicas sobre cuidados que podem ser tomados para ajudar seu bichinho a passar por esse tipo de situação.
Leia mais: Ajude seu cão a suportar os rojões e os fogos de fim de ano
Dependendo do histórico de saúde do pet, é necessário fazer algum tratamento antes dos períodos de queima de fogos – como nas festas juninas, Réveillon e Copa – para prevenir risco cardíaco ou convulsivo no animal.
Se o animal foi muito sensível ao barulho, talvez um calmante ajude. Converse com o veterinário.
Leia mais: Calmantes naturais para cachorros nervosos: como acalmar seu dog
Enfim, a dica fundamental: controle-se! Imagine só, o bichinho apavorado com os ruídos externos e você ainda brigando e gritando com ele.
Além de não compreender bem o porquê de estar levando bronca, se sentirá duplamente estressado.
Portanto, cuidado com isso! Proteja seu pet dos ruídos intensos dos fogos de artifício, e de toda a barulheira da comemoração da Copa do Mundo!
Talvez te interesse ler também:
Fogos de artifício silenciosos: algumas cidades já aderiram à inciativa
Cão morre nos braços de seu amigo humano por causa dos fogos de artifício
Fogos de artifício nunca mais: conheça os riscos, evite acidentes, proteja os animais!
Fogos de artifício silenciosos: o espetáculo que não agride os animais
Como entreter o cachorro quando você sai de casa
Como manter o pet seguro e tranquilo durante as festas de fim de ano
Categorias: Gato e Cachorro
ASSINE NOSSA NEWSLETTER