Índice
A maioria dos animais de estimação comem ração, um alimento balanceado, feito especialmente para eles. Tendo em vista que os alimentos humanos possuem substâncias que podem ser prejudiciais aos bichinhos, além da praticidade da ração, a maioria dos tutores prefere mesmo dar ração em vez de dar comida caseira. Mas sim, existem comidas de gente, que são boas também para o cachorro. Quer saber quais?
Quem nunca ouviu falar, por exemplo, que deixar o cachorro comer muito chocolate pode matá-lo? Evidentemente, esse é um extremo, mas ao escolher o cardápio dos cãezinhos é necessário ficar de olho em quais alimentos são realmente bons para eles.
Conheça uma lista de 15 alimentos recomendados para aqueles momentos em que a carinha deles em volta da mesa vira golpe baixo.
Esses itens abaixo estão liberados!
Fonte eficaz de proteínas, as carnes podem fazer parte do cardápio dos bichinhos, desde que sejam aquelas versões sem muita gordura, como as carnes de frango, por exemplo. A proteína é essencial para dar energia para o organismo. Só tome cuidado com as carnes cruas, pois elas podem transmitir toxoplasmose, uma doença causada por um parasita, que pode comprometer diversos órgãos do corpo.
A carne de fígado contém muito ferro e vitaminas importantes para o organismo, como a vitamina A e K, que ajudam no fortalecimento imunológico, boa circulação sanguínea e saúde dos ossos.
Se possível, prefira o fígado de boi, pois o de frango pode conter muitos hormônios, tendo em vista que é no fígado que se metaboliza os medicamentos, e frangos são reconhecidamente alimentos muito afetados pelo excesso de remédios.
Procure também não extrapolar na oferta de fígado, pois o excesso é igualmente prejudicial. Cachorros de porte médio e grande podem comer até uma porção semanal, e os menores, apenas meia porção por semana.
As carnes de peixe contém ácidos graxos essenciais para a saúde do cérebro e bom metabolismo. Dê preferência a peixes, como o salmão e o atum. Tenha especial atenção aos cachorros que não costumam comer esse tipo de carne, pois eles podem apresentar desconforto abdominal.
No caso da sardinha, procure retirar o óleo, pois ele pode causar diarreia. Muito cuidado também com os espinhos. Não são bons para os humanos, e também não são bons para cachorros.
Apesar de muitos saudáveis, as frutas contém muita frutose (açúcar). Por isso, o segredo é a moderação e evitar as mais açúcaradas, como banana, melancia e melão. Uma boa dica é optar pela maçã.
Além de ser ótima fonte de vitaminas e fibras, a maçã ajuda ainda a manter os dentes do seu cãozinho saudável.
Pode dar abóbora para seu cachorrinho, sem medo. Ela é saudável, contém vitamina A e muitas fibras. Que tal preparar chips para fazer um lanche para seu bichinho?
Assim com a abóbora, a cenoura contém muita vitamina A e fibras, além de ajudar a manter os dentes do cachorro saudáveis e limpinhos.
A ervilha é uma ótima fonte de potássio, um mineral essencial para o bom funcionamento do organismo.
Comida japonesa também pode entrar no cardápio dos cãezinhos. A alga nori, que é usada para fazer sushi, por exemplo, é uma fonte de fibras, vitaminas e ajuda muito na regulação intestinal.
Entre uma refeição e outra, ou mesmo na composição de um prato específico, não se esqueça dos itens abaixo. Eles são ótimos para a saúde canina.
Naqueles dias em que você faz aquele chips de batata doce, pode deixar uma parcela para seu animalzinho também. A batata doce é um super alimento, muito rico em vitaminas, como a A, C e B6, manganês e fibras.
Não é qualquer queijo, é aquele natural, sem açúcar e com lactobacilos ativos. Esses sim são ótimas fontes de cálcio e proteína.
Não somente os humanos, mas os cachorros também podem se beneficiar muito das propriedades nutricionais da aveia. Ela contém muitas fibras, e pode ajudar muito na digestão, principalmente no caso dos bichinhos mais idosos. Ela é boa também para aqueles que não digerem bem o trigo, pois é gluten free.
Quer dar uma turbinada na saúde da pele e nos pelos do seu cachorro? Dê sementes de linhaça para ele. Ela é rica em ômega 3, um nutriente essencial para a saúde do coração e cérebro.
Juntamente com a semente de linhaça, a levedura de cerveja também é ótima para a pele e pelos dos cachorros. Contém ainda vitaminas do complexo B, essencial para o bom funcionamento e para dar energia para o organismo.
Queridinho atual, o óleo de coco contém propriedades antivirais e antimicrobianas, é excelente fonte de proteínas e boa para a nutrição da pele.
Se o seu bichinho sofre com mau hálito, experimente dar salsinha para ele e verá a diferença que ela faz na saúde bucal dos cãezinhos. Experimente adicionar ao alimento algumas salsinhas picadas.
Essas são apenas dicas de cardápio para os cachorros, no entanto, elas não devem substituir a regular consulta ao veterinário. Somente ele poderá dizer, certamente, o que é melhor para seu melhor amigo.
Talvez te interesse ler também:
10 ALIMENTOS QUE NÃO DEVEMOS DAR AOS NOSSOS CÃES
LISTA DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS PRA CACHORRO (LITERALMENTE)
LAMBIDA DE CACHORRO FAZ MAL À SAÚDE?
CARRAPATO EM CACHORRO: 20 REMÉDIOS NATURAIS EFICAZES
OLHOS MUITO LACRIMEJANTES EM CÃES, O QUE PODE SER?
Categorias: Gato e Cachorro, Morar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER