Índice
Secreção ocular em cães pode significar desde alergias à doenças. Quando devemos nos preocupar e quando devemos simplesmente limpar estes olhinhos molhados?
Assim como em humanos, as lágrimas servem para umidificar e limpar os olhos de sujeira e poeira, protegendo-os contra infecções e substâncias estranhas. Uma lacrimação um pouco mais abundante do que o normal, pode ocorrer em dias de vento ou se o cão brincou com alguma coisa empoeirada por exemplo, e aí é normal que se formem no canto dos olhos do animal, uma bolinha de secreção seca, a remela, que você pode pode limpar sempre que achar necessário.
Mas se a secreção se acumular demasiadamente, com muita regularidade, se é espessa, amarela ou tiver cheiro ruim, pode estar acontecendo alguma coisa mais séria e um veterinário deve ser consultado.
Dá uma olhada em algumas das principais causas de secreção ocular canina e procure um veterinário assim que suspeitar de alguma gravidade ou irregularidade.
Ces também podem sofrer de alegrias à pólen, ácaros, poeira, fumaça, assim como nós. Olhos vermelhos, lacrimejantes com secreção clara, aquosa e prurido podem ser sintomas de alergias.
Como não é tão fácil identificar subitamente as causas alergênicas, enquanto não se entende o que lhe causa alergia para tentar diminuir o seu contato com o agente causador, procure um veterinário para verificar o grau de gravidade. Pode ser que o médico peça para que se use um simples soro fisiológico para aliviar o incômodo, como pode ser receitado um anti-histamínico. De qualquer modo, não use colírios e remédios sem antes consultar um veterinário.
Pode ser que tenha entrado um corpo estranho no olho do seu cão, se um de seus olhos apresentar lacrimação excessiva. Procure lavar bem o olho irritado do cão usando soro fisiológico com um conta gotas, ou com algodão, como mostra o vídeo ao final. Mas é bom todavia consultar um veterinário do mesmo jeito pois, corpos estranhos podem trazer riscos à córnea e causar infecções.
Também chamada xeroftalmia, trata-se de uma doença caracterizada pela não-produção de lágrimas. Assim, os olhos caninos se secam, se irritam e coçam. Consulte o veterinário se desconfiar dessa doença porque infecções são um sério risco para cães que têm olhos secos.
È uma inflamação da conjuntiva que pode ser causada por alergia, bactérias, agentes tóxicos ou vírus. Os sintomas podem ser secreção transparente, clara, aquosa ou amarelo-esverdeado. O cão também pode apresentar olhos muito vermelhos e demonstrar incômodo ao piscar e ou dificuldades em manter os olhos abertos, podendo também colocar as patas sobre os olhos. Somente um veterinário pode diagnosticar a causa e prescrever o medicamento eficiente para cada caso.
Úlceras de córnea ou glaucoma são algumas doenças oculares graves que podem acometer os cães, inclusive podendo causar cegueira. Portanto se o teu cão lacrimeja com muita frequência e com secreção espessa, leve-o ao veterinário pois, o quanto antes as doenças forem tratadas, maiores são as chances de cura. A cinomose também é outra doença grave que dá muita secreção ocular.
Algumas raças são mais propensas que outras para ter problemas oculares. Os braquicefalicos (caes de focinho curto e olhos maiores) como pugs e boston terriers, são mais propensos a apresentarem secreção ocular porque os seus olhos são mais expostos, atraem mais corpos estranhos e são mais propensos a sofrerem ferimentos. Outras raças propensas são as de pêlos ou cílios mais longos, que podem irritar os olhos e causar lacrimação excessiva.
Leia também:
ALERTA DO FDA: ADOÇANTE XILITOL PODE SER MORTAL PARA CÃES
SAIBA COMO PROCEDER EM CASO DE ENVENENAMENTO DE CÃES E GATOS
Fonte: Mother Nature Network. Colaborou Chama o Veterinário.
Categorias: Gato e Cachorro, Morar
Publicado em 22/12/2020 às 3:54 pm [+]
Gay