Pesquisa Comprova: Cães São Afetados pelo Estresse Humano


Uma recente pesquisa revelou que os cães são profundamente afetados pelo estresse de seus tutores. Esse estudo, conduzido por cientistas da Universidade de Bristol e Cardiff, no Reino Unido, publicado na revista científica Nature, destacou a capacidade dos cães em detectar e reagir emocionalmente ao estresse humano.

Saiba mais sobre essa pesquisa com as informações a seguir.

Sincronia Emocional Entre Cães e Humanos

A convivência entre humanos e cães ao longo de milênios resultou em uma sincronia emocional impressionante. Os cães não apenas percebem o odor do estresse no suor humano, mas também demonstraram respostas emocionais a ele. Este fenômeno indica que os cães podem ser mais empáticos do que se imaginava anteriormente.

Metodologia do Estudo

Para realizar a pesquisa, os cientistas contaram com a participação de 18 cães e seus tutores, além de 11 voluntários que não eram familiares aos animais. Os voluntários passaram por um teste de estresse que envolvia falar em público e fazer aritmética, enquanto amostras de suor eram coletadas. Em seguida, participaram de um exercício de relaxamento e mais amostras de suor foram coletadas.

Os cães foram expostos a essas amostras de suor e orientados para identificar tigelas contendo alimentos em locais específicos. Quando cheiraram amostras de suor de voluntários estressados, os cães eram menos propensos a se aproximar das tigelas em locais ambíguos, evidenciando um humor mais pessimista.

As Implicações do Estudo

Os resultados indicam que cães próximos a indivíduos estressados se tornam mais pessimistas em situações incertas, enquanto a proximidade com pessoas relaxadas não tem esse efeito. Esta habilidade pode ter evoluído porque ajudava a alertar os cães sobre ameaças detectadas por outros membros da “matilha”.

Reportagem Explica Como Foi a Pesquisa

A reportagem a seguir mostra como foi feita a pesquisa e evidencia a capacidade olfativa extraordinária que os cães possuem para detectar determinadas substâncias. Além disso a reportagem destaca o senso de autopreservação desses animais que, ao perceberem indicativos de estresse, se sentiam ameaçados:

 

O estudo reforça a ideia de que a relação entre humanos e cães é profundamente interligada, com os cães sendo capazes de sentir e reagir ao estado emocional de seus tutores e de outras pessoas. Portanto, é essencial que os tutores de cães estejam cientes de como seu próprio estresse e o das pessoas com quem convivem, podem impactar o bem-estar emocional de seus animais de estimação.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com outros apaixonados por cães e ajude a espalhar a conscientização sobre a importância do bem-estar emocional dos nossos amigos peludos!

Fontes:

  1. Revista Nature-Periódico Scientific Reports
  2. O Globo
  3. Gaucha Zh
  4. Olhar Digital
  5. Jornalismo – TV Cultura

Veja outros conteúdos sobre Cães em:

Receitas de biscoitos saudáveis para cachorros

Lista de frutas e legumes benéficos e nutritivos para cachorros

Calmantes naturais para cachorros nervosos: como acalmar seu dog




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...