Projeto de Lei Joca: Protegendo os Animais em Viagens Aéreas


A morte de Joca, um cachorro da raça golden retriever, levantou uma série de preocupações sobre os padrões de segurança e cuidado com os animais durante as viagens aéreas. Eis que um projeto de lei com seu nome veio à tona.

golden retriever Joca morto em um voo da Gol

golden retriever Joca morto em um voo da Gol

Joca deveria ter sido transportado do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para a cidade de Sinop, no Mato Grosso, mas acabou sendo erroneamente colocado em um voo com destino a Fortaleza, no Ceará. O trajeto previsto para durar duas horas e meia se estendeu por mais de oito horas, resultando tragicamente na morte do animal. Isso desencadeou mobilizações de tutores em várias cidades brasileiras e de parlamentares na Câmara dos Deputados, culminando na apresentação do Projeto de Lei Joca.

Sobre o Projeto de Lei Joca

Após esse trágico episódio, parlamentares reuniram-se e propuseram o Projeto de Lei Joca, PL 1480/2024, que busca garantir o transporte seguro de animais em viagens aéreas e estabelecer regras específicas para o transporte de animais nas aeronaves, respeitando a qualidade de vida deles.

O PL encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados e, caso seja aprovado, trará benefícios significativos para os animais e seus tutores. Além de garantir maior segurança e conforto durante as viagens aéreas, a regulamentação visa evitar erros trágicos como o que resultou na morte de Joca. A iniciativa representa um avanço importante na proteção dos animais de estimação e na conscientização sobre o transporte responsável de animais.

Animal Não É Bagagem

Para fortalecer o apoio a essa causa, foi lançado o Abaixo-Assinado “Animal Não é Bagagem“, que visa exigir a aprovação do Projeto de Lei Joca e promover a defesa dos direitos dos animais de estimação. Clique AQUI para assinar.

Além desse abaixo-assinado, também há uma petição anterior, pleiteando Direito ao Transporte de Animais de Estimação na Cabine de Aeronaves, representando a voz da sociedade em favor de uma legislação mais humanitária e responsável com relação ao transporte aéreo de animais.

Para evitar a repetição de casos de esquecimento e morte envolvendo pets, é necessário pressionar as empresas aéreas a mudarem as regras.

Mais Projetos sobre Pets em Avião

Veja na reportagem abaixo, uma entrevista da Jovem Pam com a deputada federal Rosana Valle (PL-SP), que em 2022 elaborou um Projeto de Viagem Aérea com Pets. Ela relata que além desse, existem outros projetos na Câmara dos Deputados visando regulamentar o transporte de animais:

Bem-Estar Animal em Viagens Aéreas

A regulamentação do bem-estar animal em viagens de avião é essencial para garantir segurança e conforto aos animais durante os deslocamentos. O crescente interesse legislativo e a adoção de políticas mais inclusivas por parte de algumas companhias aéreas representarão um avanço significativo no Brasil. É fundamental continuar promovendo iniciativas que assegurem o respeito aos animais, fortalecendo laços de compaixão e responsabilidade na sociedade.

Fontes:

  1. Joca Golden
  2. João Fantazzini
  3. Animal Não É Bagagem
  4. Câmara dos Deputados
  5. CNN-Brasil
  6. Podemos
  7. Portal do Holanda
  8. Jovem Pan News

Veja Recomendações sobre como Viajar com Pets em:

Férias com pet: 10 coisas a saber antes de viajar

Tudo o que você precisa saber antes de viajar de avião com seu pet

Como preparar o pet para a viagem: Das malas aos documentos




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...