Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA), revelou que os gatos são capazes de fazer quase 300 expressões faciais para se comunicarem entre si.
A pesquisa examinou as diversas expressões faciais dos felinos e registrou 276 expressões diferentes. Em comparação, os chimpanzés têm cerca de 357 tipos de expressões faciais. Os cientistas também descobriram que os gatos compartilham algumas expressões faciais como a dos humanos, possivelmente adquiridas ao longo dos 10.000 anos de convivência conosco.
Para realizar essa pesquisa, o cientista Lauren Scott filmou aproximadamente 194 minutos das expressões visíveis dos gatos em um café beneficente para gatos na Califórnia, com foco nas expressões direcionadas a outros gatos da mesma espécie. A análise das imagens foi realizada em colaboração com Brittany Florkiewicz, uma psicóloga evolucionista especializada em emoções e comportamentos de diferentes espécies animais.
Esse estudo inclui 276 expressões faciais distintas nos gatos, cada uma resultante de uma combinação de quatro a 26 movimentos físicos únicos, incluindo a abertura da boca, abertura ou fechamento das pupilas, piscadelas, lambidas no nariz, movimentos dos bigodes e a posição das orelhas. Em comparação, os humanos têm cerca de 44 movimentos humanos únicos, enquanto os cães têm 27, embora o número total de expressões faciais em humanos e cães não seja conhecido. Dessas expressões registradas, aproximadamente 45% foram consideradas amigáveis, 37% mais agressivas ou raivosas, e os 18% restantes eram uma combinação menos clara das duas.
Algumas das expressões amigáveis dos gatos incluíam movimentos que puxavam a boca para trás e abriam a mandíbula, criando uma aparência semelhante a um sorriso ou uma risada, o que se assemelhava à “cara de brincadeira” feita por humanos, cães, macacos e outros animais.
Embora os pesquisadores ainda não tenham especificado a precisão do significado das diferentes expressões visíveis dos gatos em suas interações, esperamos que este estudo possa ser útil para tutores de animais de estimação e protetores de animais em abrigos, proporcionando uma compreensão mais profunda das relações entre gatos e ajudando no cuidado desses animais.
O estudo Feline Faces: Unraveling the Social Function of Domestic Cat Facial Signals foi publicado na revista científica Behavioural Processes.
Talvez te interesse ler também:
20 Curiosidades sobre Gatos que você Desconhecia
Até os gatos falam: veja o que eles querem dizer com miados e ronronados
Gatos preferem humanos à comida, revela pesquisa
Categorias: Gato e Cachorro
ASSINE NOSSA NEWSLETTER