Índice
O Pastor Belga Malinois, também conhecido como Malinois, é uma raça de cão de trabalho originária da Bélgica. É considerado um dos quatro tipos de cães pastores-belgas, juntamente com o Groenendael, o Laekenois e o Tervuren. Essa raça é conhecida por sua inteligência, versatilidade e habilidades de trabalho.
Saiba mais sobre essa raça de cães com as informações a seguir.
O nome “Malinois”se deve ao fato dessa raça de cão ser proveniente de Malinas (cidade belga), região onde originalmente esse animal era criado para pastorear ovelhas.
Atualmente, essa raça de cão é amplamente reconhecida por seu alto desempenho, rusticidade e funcionalidade como cão de trabalho, cão-agility, cão-de-guarda ou de resgate.
Essa variedade de Pastor Belga possui características físicas distintas, como:
Veja neste vídeo, do canal Cristiano Shikanae, um filhote de Pastor Belga Malinois de 2 meses de idade:
O Pastor Belga Malinois é conhecido por apresentar atributos comportamentais como:
Quanto ao temperamento, é um cão estável, porém, pode ser desconfiado com estranhos. Com a família, se criado de forma adequada, é dócil e afetuoso, valente, destemido, enérgico e independente, embora seja muito apegado ao tutor.
Devido a ser um cão ágil e dinâmico, requer exercícios físicos e cognitivos, além de disciplina e uma educação firme, devido à sua tendência a ser dominante, principalmente nos machos.
Se este cão não for criado de forma que atenda às suas necessidades naturais, ele pode ficar estressado, inquieto, agressivo e até doente.
Em virtude das qualidades do Pastor Belga Malinois, ele vem sendo amplamente utilizado pelas forças armadas em todo o mundo, principalmente como cão policial, militar e como cão farejador devido ao seu excelente olfato e resistência. Também podem atuar como cães de guarda, defesa e pastoreio.
Um exemplo da utilização dessa raça como cão de resgate, é o cão Wilson que ajudou a encontrar quatro crianças na selva, porém se embrenhou na mata, e as equipes estão na busca para resgatá-lo. Saiba mais sobre este cão em:
Neste primeiro vídeo, o Adestrador Caio Rodrigues fala sobre os atributos dessa raça de cães:
@adestradorcaio Os dados dos exames foram publicados na revista “Scientific Reports”. Série de testes desenvolvida pela Doutora Katriina Tiira, Universidade de Helsinque (Finlândia). Realmente é um cão incrível! • • • • • #caioadestrador #adestramento #cães #cachorro #cachorros #adestrar #fy #foryou #foryoupage #pastorbelgamalinois #pastorbelga #pastorbelgamalinois🐾 ♬ X Gon’ Give It to Ya – Re-Recorded – DMX
Este segundo vídeo, o adestrador Jean do Alpha Canem Adestramento, aborda fatos sobre o Pastor Belga Malinois:
@alpha.canem.adestra Responder @unc_guy_ Três fatos sobre o Pastor Belga Malinois #malinoisbrasil #pastorbelgamalinois #cachorro #adestramento #cãopolicial ♬ RAMPAGE – GRAVEDGR
Devido a cada raça de cão ter temperamento e atributos específicos, antes de adotar um cão Pastor Belga Malinois é preciso saber se o seu estilo de vida se alinha com o jeito do animal. Pois, o ambiente e a forma de tratar o cachorro também interfere no comportamento dele.
Escolher a raça certa de cão é uma decisão importante e deve ser baseada em vários fatores.
Seguem orientações para ajudar na escolha da raça de cão adequada para você:
Considere o seu estilo de vida e as suas atividades externas.
Algumas raças exigem mais exercício e atividade física, como é o caso do Pastor Belga Malinois, enquanto outras são mais adequadas para uma vida mais calma e tranquila.
Se você é uma pessoa ativa, uma raça energética, como um Border Collie ou Pastor Belga Malinois pode ser uma boa escolha. Se preferir um cão de companhia mais tranquilo, raças como o Buldogue Francês podem se adaptar melhor.
Pense no espaço que você tem em sua moradia. Algumas raças, como o Dogue Alemão, precisam de muito espaço para se movimentar, enquanto outras, como os Pinchers e Pugs, são mais adaptáveis a espaços menores, como apartamentos.
Considere o tamanho do cão que você deseja. Algumas pessoas preferem cães pequenos, que são mais fáceis de manejar e transportar, enquanto outras, por terem mais espaço na residência, preferem cães maiores, mais robustos e fortes.
Algumas raças requerem mais cuidados do que outras. Considere o tempo, a dedicação e o esforço que você está disposto a dedicar aos cuidados com o pelo, banho, escovação, tosa, entre outros. Além disso, algumas raças podem ter predisposição a problemas de saúde específicos, então leve isso em consideração também.
Pesquise sobre o temperamento e características comportamentais das raças que você está considerando.
Algumas raças são conhecidas por serem mais independentes, outras são mais amigáveis e sociáveis.
Certas raças também podem ter uma maior propensão a latir, cavar ou ter tendências agressivas.
Faça uma pesquisa aprofundada sobre as raças que você está considerando ter. Leia livros, pesquise na Internet, converse com veterinários, criadores e tutores de cães de raça específica. Eles podem fornecer informações valiosas sobre as características da raça e ajudá-lo a tomar uma decisão mais consciente.
Lembre-se de que cada cão é um indivíduo, mesmo dentro da mesma raça, pode haver variações de temperamento e comportamento e que a criação e o ambiente influenciam no comportamento do animal. Portanto, é importante saber lidar com o cão e promover uma boa conexão entre você e o animal.
Lembre-se que animais não são produtos de consumo, por isso, considere em primeiro lugar que são seres sencientes, que têm necessidades e uma essência única.
E você tem cachorro? Conte para nós como é o seu doguinho?
Fontes:
Saiba mais sobre raças de cães em:
Labrador: Leia isso se tiver um cão dessa raça, para cuidar bem dele
Pastor Alemão: Informações, caraterísticas e personalidade
Pitbull: Caráter, caraterísticas e como educá-lo
Jack Russell Terrier: Caráter e como educá-lo. A opinião do especialista
Categorias: Gato e Cachorro
ASSINE NOSSA NEWSLETTER