Índice
Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei n° 1529/2023 que prevê dedução do Imposto de Renda para quem tem animais de estimação.
Se aprovado, esse PL irá alterar a Lei nº 9.250/1995, e incluirá a dedução das despesas com alimentação animal e de tratamento médico-veterinário no Imposto de Renda da Pessoa Física, além de outras providências relacionadas.
Saiba mais com as informações a seguir.
O auditor fiscal e especialista em contabilidade, Gabriel Rabelo da página Contabilidade Facilitada fala sobre a tramitação deste PL e o benefícios que trará para tutores e pets:
@contabilidade_facilitada Se você tem animal de estimação, fique de olho #animaldeestimacao #maedepet #paidepet #pets ♬ som original – Contabilidade Facilitada
O PL n° 1529/2023 é de autoria do deputado federal Felipe Becari e tem como proposição considerar no rol de deduções para fins da base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Física, as despesas com animais domésticos sob tutela do contribuinte. Despesas estas que incluem pagamentos efetuados com:
Esse PL não se aplica a despesa ressarcida por entidade de qualquer espécie ou coberta por seguro e limita-se a pagamentos especificados e comprovados mediante emissão de Nota Fiscal discriminatória dos serviços prestados, com indicação e dados do prestador de serviço, bem como do nome, endereço e número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas–CPF do contribuinte que efetuou a respectiva despesa.
Grande parte das famílias brasileiras tem pets e estes necessitam de cuidados que envolvem muitas despesas financeiras. Portanto, nada mais justo que realizar a dedução no IR e até incluí-los como dependentes de seus tutores. Animais são seres sencientes, têm direitos à dignidade e ao bem-estar.
Existe uma enquete para opinar sobre esse PL. Quanto mais pessoas voltarem a favor- CONCORDANDO TOTALMENTE, mais chance de ser aprovado e vigorar como lei. Acesse ->AQUI e vote a favor, em prol do bem-estar dos animais e tutores.
Segundo dados do Instituto Pet Brasil, o número de animais em condição de vulnerabilidade mais que dobrou no Brasil entre os anos de 2018 e 2020: de 3,9 milhões para 8,8 milhões.
As medidas propostas pelo PL n° 1529/2023 são de extrema relevância nacional, uma vez que o nosso país possui hoje mais de 180 mil animais abandonados ou resgatados por maus tratos, sob a tutela de ONGs e grupos de Protetores e aguardando um lar.
Esse PL tem como proposta estimular indiretamente a adoção, na medida em que favorecerá maiores condições financeiras para que os contribuintes sustentem seus animais.
Levando em conta todos esses fatores, é urgente avançar nas políticas destinadas à defesa do bem-estar e preservação da vida dos nossos animais e simultaneamente promover melhores condições financeiras daqueles que têm pets sob sua responsabilidade e cuidados.
Nosso país precisa desse avanço!
Fontes:
Mais uma vitória na defesa animal: Nova York proíbe Foie Gras
VITÓRIA! Camboja proíbe os cruéis passeios sobre as costas de elefantes no templo de Angkor Wat
Vitória! O Reino Unido proíbe animais selvagens em circos!
Estados Unidos não irão mais exigir que remédios sejam testados em animais
Senado aprova Projeto de Lei que proíbe uso de animais em testes de cosméticos e produtos de higiene
Categorias: Gato e Cachorro
Publicado em 15/05/2023 às 6:21 pm [+]
Tenho gato e concordo com as propostas