Índice
Somos todos contrários ao desperdício de alimentos, mas o que fazer se um alimento está vencido? Comer ou não comer, eis a questão. Claro que cor, aspecto e cheiro falam muito sobre a qualidade do alimento, mas nem sempre estes aspectos são claros e alguns alimentos estragados podem fazer muito mal à saúde, por exemplo, o ovo.
Ovo podre tem cheiro inconfundível. Mas se você não quiser abrir para sentir o cheiro ruim, caso o ovo esteja estragado, faça o teste da água para saber se o ovo é fresco.
A partir do momento da deposição, o ovo dura em média 28 dias, mas é melhor consumi-lo entre 15, 20 dias para preservar ao máximo suas propriedades nutricionais.
O teste consiste em mergulhar delicadamente o ovo inteiro em um copo grande com água e duas colheres de sal.
Uma vez aberto o ovo, existe outra forma de perceber se está fresco ou não: se a gema estiver redonda e fofa e a clara estiver dura, o ovo está fresco.
Se a gema estiver achatada e a clara um pouco aguada, o ovo não está tão fresco e é melhor cozinhá-lo bem para poder consumi-lo com tranquilidade. Se a gema se desfaz, quebra com facilidade ou parecer opaca, significa que o ovo não está mais fresco.
Veja também a chalaza, que é o assim chamado umbigo do ovo, aquele fio branco. Quanto maior e mais firme o umbigo, mais novo é o ovo.
Se você sacudir o ovo e ouvir um barulho do tipo “tac tac”, significa que a gema não está mais compactada com a clara e, portanto, o ovo não está fresco.
Por segurança, se a casca do ovo estiver rachada não consuma o ovo como alimento, mas pode usá-lo de outras maneiras, como para beleza por exemplo. Veja mais nos links abaixo:
Talvez te interesse ler também:
Ovo orgânico ou de galinha solta? Cuidado! Não seja enganado!
Por que existem ovos de casca branca e ovos de casca vermelha?
Empresa produz ovo sem galinha através da agricultura celular
Categorias: Dicas Caseiras
ASSINE NOSSA NEWSLETTER