Além de lindas e versáteis, as plantas também podem ser ótimas purificadoras do ar. Isso é um fato já conhecido, mas é cada vez mais claro que as plantinhas fazem muito mais bem do que as pessoas imaginam, e isso mesmo quando estão dentro das casas e apartamentos, em espaços reduzidos.
É o que mostra uma pesquisa da Universidade de Birmingham, em colaboração com a British Royal Horticultural Society (RHS), publicada na revista Air Quality Atmosphere and Health.
Os pesquisadores descobriram que algumas plantas comuns em ambientes internos podem reduzir em até 20% poluentes, com o dióxido de nitrogênio (NO2).
Eles testaram 3 plantas:
Por meio da simulação de quantidades semelhantes de poluentes encontradas em ambientes internos, os pesquisadores monitoraram as plantas por um período. Após esse tempo, eles puderam verificar que elas conseguiram reduzir pela metade os poluentes do ar.
Os estudiosos calcularam que 5 plantas domésticas podem reduzir os níveis de NO2 em até 20%, em um escritório pequeno (15 metros quadrados), com baixa ventilação e altos níveis de poluição do ar.
Eles ainda não sabem bem como as plantas fazem isso, mas dizem que é muito diferente da forma com as plantas de casa absorvem o gás carbônico (CO2), tendo em vista que essa absorção depende muito de fatores ambientais, condições de rega e solo.
O que eles supõem é que as plantinhas façam isso por um processo biológico que envolve o solo onde elas crescem. Embora mais pesquisas sejam necessárias, está aí mais um motivo para incluir plantas na decoração de casa.
Talvez te interesse ler também:
30 Plantas que não precisam de sol pra você ter dentro de casa
10 Plantas para Criar o Microclima Perfeito em sua Casa
As 5 plantas MAIS EFICIENTES para purificar o ar da sua casa
Plantas tóxicas perigosas para nossos pet’s
Clorofito, a planta que depura o ar. Uma é suficiente para purificar toda a casa
Categorias: Dicas Caseiras
ASSINE NOSSA NEWSLETTER