Índice
O bicarbonato de sódio é um produto muito popular. Branqueador natural, excelente para limpeza de superfícies e bom também para a saúde. No entanto, um hábito muito comum envolvendo essa substância, a de lavar verduras adicionando o bicarbonato, pode não ter efeito algum.
É isso o que descobriram os pesquisadores da Universidade de Teramo, Itália, em um estudo publicado, recentemente, no Journal of Food Safety.
Os pesquisadores compararam o uso apenas da água para lavar saladas, especificamente a alface que foi o objeto de estudo, e outras substâncias: como o hipoclorito de sódio (a popular água sanitária), o bicarbonato de sódio e o óleo essencial de canela.
O hábito de lavar apenas com água já ajuda na redução de micro-organismos, mas adicionar outras substâncias potencializa os efeitos e pode ajudar a eliminar, por exemplo, patógenos como a Escherichia coli, Salmonella e Listeria monocytogenes.
De acordo com a pesquisa, o uso de hipoclorito de sódio ou óleo essencial de canela podem diminuir consideravelmente a contaminação presente nesses alimentos e não é necessária uma grande quantidade: basta 2% de hipoclorito de sódio ou 0,5% de óleo de canela.
Esse efeito higienizante persiste, mesmo após 48 horas dentro da geladeira. Além disso, não há uma mudança considerável na aparência, textura e sabor da verdura.
Já no caso do bicarbonato de sódio – talvez a forma mais popular de descontaminar tais alimentos – não há eficácia na redução da carga microbiana e nem no risco de recontaminação na geladeira.
Embora o bicarbonato de sódio continue sendo um grande sucesso na cozinha e na limpeza, é melhor deixar ele de lado na hora de lavar as saladas.
Talvez te interesse ler também:
5 dicas para eliminar o agrotóxico das frutas e verduras
Canela: 10 benefícios comprovados
Como Organizar a Casa? Dicas Que Livrarão de Trabalhos Pesados
Vida longa ao jeans! 16 dicas para fazer o jeans durar mais
Como eliminar baratas naturalmente e de uma vez por todas
Gás de cozinha cada vez mais caro! Dicas para economizar na hora de cozinhar
Categorias: Dicas Caseiras
ASSINE NOSSA NEWSLETTER