Índice
O aumento descontrolado do preço do gás de cozinha está causando vários problemas para cidadãos do mundo inteiro.
A alta do dólar e os elevados preços do petróleo no mercado internacional são alguns fatores. A guerra na Ucrânia e o corte do fornecimento de gás pela Rússia à Europa vem causando inflação e empobrecimento na União Europeia. Mas no Brasil a situação não é tão diferente.
O valor do item de necessidade básica para todas as famílias brasileiras é vendido hoje como um artigo de luxo.
Diante dessa situação, famílias brasileiras buscam soluções perigosas para conseguirem se alimentar.
Álcool, querosene e lenha são algumas formas alternativas básicas e econômicas encontradas, mas com elevado risco de incêndios, queimaduras, além de causar problemas respiratórios como intoxicação e asfixia.
O número de ocorrências de acidentes pelas formas alternativas de cozinhar teve um acréscimo alarmante nos ano passado.
Sobre poluição do ar interna, leia mais aqui:
Para auxiliar na economia do gás de cozinha (dependendo da região do Brasil, em torno dos 100 reais), aqui vão algumas dicas para enfrentar o valor absurdo desse item tão necessário para todos:
Na Itália, com a alta do preço do gás de cozinha, está se tornando popular o método do cozimento passivo, que consiste em cozinhar, principalmente o macarrão que é o alimento básico italiano, com o fogo apagado, sempre com as panelas tampadas e usando menos água.
Saiba mais aqui:
O gás de cozinha é um item básico para a alimentação e deve ter preços acessíveis a todas as classes populares, possibilitando assim uma maior dignidade alimentar para as famílias brasileiras.
Lembra quando o gás de cozinha ficou 4 anos sem aumento de preço? É muito triste que famílias estejam colocando suas vidas em risco para simplesmente poderem cozinhar.
Fontes:
Talvez te interesse também:
Como fazer um fogão ecológico. Vídeo com o passo a passo
Usar Airfryer é realmente mais saudável? Descubra agora mesmo!
Melhores panelas para cozinhar. Prós e contras de cada material
Categorias: Dicas Caseiras
ASSINE NOSSA NEWSLETTER