Índice
O Brasil é o maior produtor mundial de suco de laranja, isto corresponde a oito milhões de toneladas por ano de casca de laranja que, em larga escala, podem ser usadas para produzir produtos químicos, materiais e combustíveis e ainda de quebra, contribui para a diminuição dos resíduos industriais.
Vários são os subprodutos com diferentes aplicações que podem ser extraídos da casca de laranja: tecidos, farelo de polpa cítrica, óleos essenciais, flavonoides, material adsorvente e pectina, utilizados como solventes, aromas e fragrâncias, cosméticos, complementos para ração animal e na indústria alimentícia, química e farmacêutica.
Na verdade, a casca da laranja é um produto extraordinário e não merece ser descartado.
Há muitas evidências científicas de que a casca de diferentes espécies de citros possui princípios ativos antibacterianos e antifúngicos porque possui diversos metabólitos presentes em extratos e óleos responsáveis pela proteção do fruto contra fatores bióticos e abióticos e, têm despertado interesse em diversas áreas como atividade antibacteriana.
Óleos de citros já compõem diversas preparações farmacêuticas em função das suas propriedades antissépticas e antimicrobianos naturais, sendo alternativas viáveis na substituição de conservantes ou desinfetantes químicos.
A casca da laranja é rica em fibras, vitamina C, cálcio, betacaroteno, potássio e alta concentração de polifenóis, flavanoides e pectina.
A casca é formada pelo flavedo, que consiste na porção colorida e externa onde estão localizadas as células que contém os carotenoides, responsáveis pela coloração das frutas cítricas e as glândulas que possuem os óleos essenciais aromáticos que fornecem o aroma característico, D-limoneno. O flavedo recebe este nome devido à presença de flavonoides em sua composição, excelentes antioxidantes. O albedo é a camada espessa, branca e esponjosa que chamamos de bagaço, e possui células parenquimatosas, ricas em lignina, substâncias pécticas e celulósicas.
O consumo doméstico de laranja também gera matéria-prima que, para o caso de quem não tem composteira em casa, vão direto para o lixo.
Depois de saber de tantas qualidades e benefícios, que tal diminuir esse desperdício e descobrir as diversas utilidades domésticas para a casca da laranja, seja transformando em doces ou comidas, produtos de limpeza, inseticidas naturais, velas, aromatizantes e muito mais.
O maravilhoso desse bolo é que você vai precisar de apenas uma laranja e isso já irá lhe render um bolo riquíssimo em sabor, textura e nutrientes.
Isso porque nesta receita, a laranja é utilizada inteira, com casca e tudo.
Ingredientes
Modo de preparo
Comece untando uma forma de bolo. No copo do liquidificador coloque os ovos, o extrato de baunilha, o óleo, o açúcar e a laranja inteira cortada em 4, retire as sementes. Bata tudo. Remova a mistura para uma bacia e acrescente a farinha de trigo aos poucos, finalize com o fermento e a pitada de sal.
Coloque na forma untada, leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos a 160º graus.
Esse doce é muito versátil. Além de lindas, elegantes e deliciosas, as cascas de laranja cristalizadas podem ser servidas sozinhas ou como enfeite de algum doce, ou sobre o bolo, ou picadinhas como recheio de pães e bolos, no sorvete ou onde sua imaginação te levar.
Ingredientes
Modo de fazer
Corte as cascas de laranja em tiras e coloque numa vasilha com água, por 48 horas, na geladeira, trocando a água pelo menos, 4 vezes ao dia.
Depois, retire da geladeira, jogue a água e coloque para ferver por dez minutos numa panela com água limpa.
Descarte essa água, e coloque para ferver novamente por mais dez minutos. Repita a operação se achar que as cascas estão muito rígidas ou muito amargas ainda.
Depois, escorra a água e volte as cascas na panela com o açúcar e mexa até o caramelizar e começar a cristalizar. Em seguida, coloque essas cascas já caramelizadas numa forma e leve ao sol, por no mínimo, uma hora para secar e terminar de cristalizar.
Guardadas na geladeira, duram 3 meses.
A receita pode ser variada mergulhando a metade da casca de laranja cristalizada no chocolate ao leite derretido, deixe secar e endurecer, fica lindo e delicioso.
Ingredientes
Modo de fazer
Primeiro rale delicadamente um pouco as laranjas. Depois corte as cascas em pétalas grandes. Deixe as cascas de molho e troque de água durante 24 horas. Coloque no fogo água, suco de laranja, açúcar e as cascas de laranja que ficaram de molho, deixe no fogo baixo até caramelizar e formar uma calda.
Veja o passo a passo no vídeo abaixo:
A surpresa dessa geleia de laranja é que se utiliza a fruta inteia, com casca e tudo. Isso garante uma textura maravilhosa com pedacinhos da casca e um gostinho cítrico a mais. Vale a pena.
Ingredientes
Modo de preparo
Fatie a laranja inteira em rodelas bem finas, tirando as sementes. Coloque as laranjas numa vasilha e acrescente água e deixe repousar 4 horas depois triture no liquidificador por poucos segundos com água.
Coloque essa mistura na panela com o açúcar e o suco de limão e leve ao fogo baixo até ficar em ponto de geleia por cerca de uma hora e meia.
Utilize as cascas de laranja para saborizar um azeite de boa qualidade. Coloque algumas cascas, previamente bem lavadas, no vidro do azeite e aguarde pelo menos 5 dias para iniciar o consumo.
Utilize as cascas de laranja para aromatizar seu açúcar. Coloque cascas de laranja no pote do açúcar e ele ficará com um aroma cítrico maravilhoso.
As cascas de laranja podem uma grande aliada na hora de preparar um chá. Quente ou gelado, além de evitar o desperdício, você pode variar o sabor e ter a chance de fazer um chá natural, sem ser industrializado ou aqueles de saquinho vendidos no supermercado.
Para fazer o chá de casca de laranja tanto podem ser usadas as cascas secas quanto frescas, a diferença é que a infusão com cascas secas é mais delicada, já com as cascas frescas, devem ser colocadas em água quase fervente, com pequenas bolinhas na superfície, por poucos minutos e acompanhada de pau de canela, cravo, maçã ou pera, para amenizar o amargor.
Neste caso, a casca da laranja não vai ser consumida, mas fica linda servindo de base para a gelatina e enfeita muito bem uma mesa de aniversário.
Ingredientes
Modo de fazer
Corte a laranja ao meio e retire o gomo com cuidado para não furar a casca e a gelatina vasar quando for colocada. Prepare a gelatina conforme indicação. Coloque a gelatina na casca da laranja com muito cuidado para não derramar.
Leve à geladeira para gelar e endurecer. Depois corte ao meio cada metade para ficar mais bonito e fácil de comer.
É um processo longo e demorado, mas quem tiver tempo e disposição, pode ser um interessante caminho a trilhar.
Utilize aproximadamente 2 kilos de cascas de laranja e coloque-as em formas de alumínio de tamanho grande, forradas com papel manteiga e levadas ao forno em fogo baixo (120ºC) por 4 horas. Um truque para deixar o forno bem fraco, é colocar uma colher de pau para impedir o fechamento total da porta do forno.
Após este período, desligue o forno por 1 hora, e a cada 2 horas ele deverá ser religado, até as cascas ficarem sem nenhuma umidade, bem secas a ponto de serem trituradas. O processo de secagem pode demorar até 3 dias, intercalando o período de aquecimento e resfriamento do forno. As cascas secas podem ser trituradas em aparelhos comuns, como liquidificador, por exemplo, mas deve ser feito em pequenas quantidades para não danificar o eletrodoméstico.
Depois de triturada, a farinha está pronta para o consumo, servindo de base de bolos, tortas, pães, biscoitos e massas em geral.
As raspas da casca de laranja são aromatizantes perfeitos e tem um uso muito variado. Obtidas através do ralador, elas podem servir para temperar alimentos, aromatizar molhos, bolos, geleias, vinagretes, trazendo um toque fresco e levemente picante.
Aqui duas receitas de doces que podem ficar bem diferentes e gostosos usando as raspas da casca da laranja. Surpreenda-se.
Ingredientes
Modo de fazer
Coloque todos os ingredientes na panela e leve ao fogo baixo por cerca de 15 minutos ou até ver o fundo da panela. Enrole e se quiser um sabor ainda mais picantes, misture raspas de laranja ao chocolate granulado.
Ingredientes
Modo de fazer
Em uma tigela, coloque as gemas e o de suco de laranja e bata com o auxílio de um batedor manual por 2 minutos. Reserve.
Em uma panela em fogo médio, coloque o açúcar, o leite e o azeite e cozinhe, sem parar de mexer até ferver. Junte as gemas batidas com o suco de laranja ao coco ralado, raspas de casca de laranja.
Cozinhe em fogo médio por cerca de 25 minutos ou até aparecer o fundo da panela, mexendo sempre.
Retire do fogo, transfira para um prato fundo untado com margarina e deixe esfriar. Faça bolinhas com as mãos, passe no açúcar cristal misturado com raspas de laranja.
O óleo da casca de laranja é muito rico. Há evidências científicas que ele apresentou efeito antimicrobiano frente a bactérias gram positivas.
Para uso doméstico, o óleo essencial de casca de laranja pode ser utilizado como repelente natural borrifando no ambiente ou como aromatizador.
Existem vários processos de se obter o óleo da casca da laranja.
As indústrias normalmente obtêm o óleo a partir dos gases produzidos com a queima da casca que ao serem condensados em contato com líquido frio, retomam em forma líquida de óleo.
De forma caseira, esse processo pode ser feito através do uso de álcool etílico ou de cereais, que ajuda a extrair os óleos essenciais da casca.
Veja no vídeo abaixo como fazer óleo essencial de laranja em casa. Essa receita é bem interessante porque no lugar do álcool de cereais ela usa cachaça.
Modo de fazer
Deixe secar as cascas de laranja ao tempo numa assadeira. Normalmente demora 48 horas para ficarem bem secas. Após, coloque num pote de vidro e adicione cachaça, tampe, chacoalhe bem e deixe descansar por três dias.
Depois disso, peneire e coloque o líquido no vidro e deixe destampado ao ar livre para iniciar o processo de separação da cachaça com o óleo.
Depois de 3 dias, você conseguirá ver a separação dos dois líquidos e poderá retirar o óleo essencial com um conta-gotas. A água que restou pode ser colocada num borrifador e ser usada para aromatizar ambientes.
Siga o passo o passo no vídeo:
Esse óleo é muito cheiroso, muito gostoso e muito potente e poderá ser utilizado em várias preparações.
Modo de usar
Uma boa forma de limpar grelhas, frigideiras ou superfícies com gorduras ressecadas difíceis de sair é usar a parte interna branca da casca da laranja e esfregar bem esses lugares. A gordura dissolve com facilidade e a limpeza fica mais fácil.
Use a casca de laranja e esfregue diretamente para polir até que brilhem.
Para fazer um limpador natural brilhante, basta jogar algumas cascas de laranja em uma jarra com tampa e cobrir álcool de cereais e vinagre branco e agite bem. Deixe descansar por pelo menos 4 semanas e estará pronto.
Transfira para um frasco de spray, agite e use para limpar superfícies, pisos e janelas.
A laranja também é um excelente desodorizante para sua geladeira. Corte uma laranja ao meio e retire a fruta, preencha metade da laranja com sal e coloque-a em uma tigela pequena na geladeira por até uma semana ou duas.
Coloque algumas cascas de laranja secas em pequenos saquinhos furadinhos dentro da sapateira e livre-se do mau cheiro. Duração de 3 semanas.
Essa ideia é sensacional. Dá um clima e fica lindo. Você vai precisar de uma casca de laranja, óleo e só!
Remova a parte do meio da laranja, tomando cuidado para deixar a haste intacta porque ela que servirá de pavio para essa vela. Encha a cavidade com qualquer tipo de óleo, como vegetais ou azeite, logo abaixo da haste central, como pavio. Acenda a haste central como pavio.
Para auxiliar no clareamento de dentes e remoção de manchas esfregue a parte interior das cascas de laranja em seus dentes duas vezes por dia durante algumas semanas, de quebra, mande embora o mau hálito.
Conhece o poder adstringente da laranja? Então, comece usando as cascas de laranja em sua rotina de beleza para remover as células mortas e cravos da pele. Esfregue as cascas diretamente em seu rosto e lave com bastante água logo em seguida, principalmente antes de sair ao sol, para evitar manchas na pele. Lave bem e passe filtro solar.
Enrole cascas de laranja em gaze e esfregue sobre a pele enquanto estiver no chuveiro para esfoliar a pele.
Outra versão é colocar em um vidro a seguinte mistura:
Está pronto o seu esfoliante natural caseiro para a pele do corpo, devendo ser usado apenas uma vez por semana durante o banho.
As cascas de laranja funcionam como um hidratante natural e podem ajudar a reduzir a caspa no couro cabeludo. Seque as cascas de laranja ao tempo por no mínimo 48 horas. Depois triture bem, coloque no couro cabeludo por algumas horas, pode ser na hora de dormir e lave bem no dia seguinte.
Acredita-se que o cheiro das cascas de laranja funcionem como aromaterapia para reduzir dores de cabeça. Para tanto faça uma infusão das cascas em água fervente e inale o aroma. Coloque a água quente com as cascas em uma bacia, chegue seu rosto perto (mas tome cuidado para não se queimar) e cubra com uma toalha para aproveitar todo o vapor.
Que tal preparar um isotônico natural para auxiliar seu organismo no combate aos sintomas da ressaca. Misture sal e casca de laranja em água fervente por cerca de 20 minutos, deixe esfriar e beba gelado.
Enfim, com todas estas dicas, nunca mais você irá jogar fora as cascas de laranja.
Nos links a seguir, mais sugestões de uso de casca de laranja e outras frutas.
Talvez te interesse ler também:
Como fazer comedouros para pássaros usando cascas de frutas
Muffins de chocolate e laranja cozidos na casca. Receita sem lactose
10 usos diferentes para a casca de limão
Reutilize casca de ovo em casa de 31 maneiras diferentes
Categorias: Dicas Caseiras, Morar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER