Índice
Espaços pequenos estão cada vez mais populares no Brasil, especialmente em metrópoles como São Paulo. Com a oferta de um espaço menor, é mais viável ter seu próprio imóvel ou até alugá-lo por um preço mais acessível. O que não faltam são projetos de arquitetura provando que é possível otimizar os espaços pequenos. Mas se você não tem condições de contratar um arquiteto no momento, não se preocupe! Aplicar algumas dicas que apresentaremos aqui pode fazer toda a diferença em seu ambiente compacto. Confira!
A parede pode ser aproveitada em todos os ambientes da casa, dispensando a necessidade de determinados móveis:
Com o auxílio de ganchos, pendure xícaras e utensílios na parede. Ímãs também podem ser usados para afixar temperos e facas.
Sem espaço para as plantas? Invista em um jardim vertical. Um pallet pode ser perfeito para isto, e ainda deixam o ambiente ainda mais bonito.
Passadeira, ferro de passar, vassoura podem ser pendurados na parede da lavanderia. Uma treliça sobre o tanque também pode ser a perfeita para pendurar produtos de limpeza, escovas e outros acessórios usados neste ambiente.
Além do conhecido suporte para a área do box, afixe cestos na parede do lavabo para guardar toalhas e papel higiênico.
Os cantos do ambiente suportam prateleiras que garantem espaço suficiente para um escritório e também para substituir a mesinha da cabeceira.
Você pode também montar o cantinho do café na cozinha ou sala. Além disso, dá para instalar uma mesa retrátil na copa. Assim, ela pode ser mantida na vertical enquanto não estiver sendo utilizada.
Na hora de providenciar os móveis, vale muito a pena investir nos planejados. Isto porque você poderá adaptar o tamanho (inclusive a altura) de seu móvel de acordo com sua disponibilidade de espaço. Guarde na parte mais alta (onde o acesso é mais difícil) os acessórios que utiliza com menos frequência.
Um armário ou guarda-roupa que parece pequeno pode ter seu espaço interno muito melhor aproveitado com o auxílio de alguns acessórios. Aramados, facilmente encontrados no mercado, garantem mais “andares” na despensa, facilitando o armazenamento de pacotes, latas e vidros.
Já para o guarda-roupa, caixas em modelo de colmeia possibilitam a organização de peças pequenas. Assim, uma mesma gaveta pode ser utilizada para organizar roupas íntimas, meias, gravatas, etc. Deixe a peça enrolada e facilite a visibilidade de cada uma.
Você pode utilizar um armário para dividir ambientes, como sala e quarto. Do lado da sala, é possível afixar a televisão e guardar livros, por exemplo. Do outro, utilize as prateleiras para armazenar sapatos ou outros itens deste ambiente.
Para a cozinha americana, muito comum em residências pequenas, transforme o espaço debaixo do balcão em um armário.
Prefira camas com gavetas embaixo, ou ainda instale caixas organizadoras com alças debaixo da cama.
Um mau hábito de quem tem muito espaço é que, mesmo sem perceber, acumula-se muita coisa desnecessária.
Aproveite que seu espaço é pequeno para desfazer-se daquilo que não usa mais. Será que você realmente vai usar aquela peça de roupa que você não veste há mais de um ano? Ou então possui eletrodomésticos repetidos ou que nunca usa?
Doe as peças desnecessárias ou ainda coloque-as à venda e ainda fature uma graninha extra!
Esperamos que as dicas que apresentamos aqui sejam úteis para você aproveitar melhor seu ambiente compacto. Se você curtiu estas dicas, compartilhe este artigo em suas redes sociais, e continue nos acompanhando para mais ideias!
Talvez te interesse ler também:
DICAS DE ENFEITES NATALINOS PARA 2019
Categorias: Dicas Caseiras, Morar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER