Índice
No Brasil, a espécie de escorpião mais comum é a Tityus serrulatus, conhecida como escorpião-amarelo. Esse animal é encontrado nas regiões sudeste e centro-oeste.
Por ser um aracnídeo peçonhento, o escorpião é temido pela maioria das pessoas, por isso, existem alguns cuidados que podem ser realizados de modo a evitar a aproximação dele em nosso ambiente (casa, quintal, jardim).
É disso que irá tratar este conteúdo:
Os escorpiões são animais noturnos, que ficam escondidos durante o dia.
Em ambientes naturais podem ser encontrados em troncos caídos, tocas abandonadas, cupinzeiros, embaixo de pedras.
Nas áreas urbanas, os escorpiões podem se alojar em pilhas de entulho, lixões e rede de água e esgoto, ou seja, onde há acumulo de coisas.
Dessa forma, a recomendação para evitar que o ambiente seja favorável ao escorpião é: manter tudo arrumado e limpo!
Ambientes favoráveis para escorpiões são lugares com acúmulos de coisas entulhadas, o que facilita ele se abrigar e se esconder.
Para evitar a vinda e a entrada dos escorpiões no ambiente no qual vivemos, siga as seguintes dicas:
Preserve essa criatura! Ela se alimenta de escorpiões e outros animais peçonhentos:
Comendo cobra-coral: o gambá é imune ao veneno de muitos animais peçonhentos
Se a pessoa for picada acidentalmente por um escorpião, deve imediatamente buscar atendimento médico, para se recuperar logo da picada.
A picada de escorpião, se venenoso, pode ser um perigo, levando até a morte. A intensidade dos sinais e dos sintomas da picada depende da dose do veneno.
A picada do escorpião é parecida com a de uma abelha: o local picado fica inchado e avermelhado.
A picada causa uma dor intensa no local que se estende pelo membro afetado. A sensação que dá é de queimação, agulhada e latejamento.
O escorpião tem uma peçonha, isto é, as suas toxinas agem estimulando a liberação de neurotransmissores do sistema nervoso autônomo. Dependendo da dose de veneno, se a pessoa for socorrida rapidamente, ela se recupera com o tratamento.
Por isso a necessidade da pessoa ser socorrida rapidamente.
O escorpião mais venenoso é escorpião amarelo (Tityus serrulatus), encontrado na América do Sul e no Brasil.
Após as duas primeiras horas da picada do escorpião, os sintomas são os seguintes:
Primeiramente, é preciso identificar os sintomas após as duas primeiras horas da picada.
Imediatamente, você pode atender a vítima realizando procedimentos simples, até levá-la ao hospital.
Siga estas instruções para os primeiros socorros, antes ou durante o caminho imediato ao atendimento médico:
Ao primeiro sinal desses sintomas, a vítima deve ser levada imediatamente ao pronto-socorro. Para as crianças o perigo ainda é maior: o veneno pode ser fatal para elas.
Os soros antipeçonhentos, no Brasil, são produzidos pelo Instituto Butantan (São Paulo), Fundação Ezequiel Dias (Minas Gerais) e Instituto Vital Brazil (Rio de Janeiro). O Ministério da Saúde adquire toda a produção e a distribui para todas as regiões do país por meio das Secretarias de Estado de Saúde. Portanto, o soro deve estar disponível gratuitamente nos postos de saúde das cidades de todo o país.
Os escorpiões são animais mais ativos de noite e ficam escondidos durante o dia. Como vimos, eles podem ser encontrados próximos a troncos caídos, em tocas abandonadas, cupinzeiros, embaixo de pedras.
Já nas áreas urbanas, os escorpiões podem ser encontrados em pilhas de entulho, lixões e rede de água e esgoto, ou seja, onde há tralha acumulada.
Por isso, em casa, mantenha tudo arrumado e limpo, para evitar que o animal se esconda em frestas, segundo recomenda a Unesp.
Evite também acúmulo de lixo, a presença de baratas, que são alimentos dos escorpiões; corte a grama e o mato; mantenha limpos bebedouros e comedouros de animais.
Isso tudo nós já vimos, mas o mais importante para evitar picadas, além de eliminar tralha, é verificar coisas antes de usá-las. Se for fazer a limpeza da casa e do quintal, use luvas.
Quando for mexer em coisas que estão abandonadas e no escuro (no quartinho de tranqueiras, nos porões etc), use luvas e verifique tudo antes de vestir, endossar ou calçar.
Os escorpiões existem há mais de 400 milhões de anos e foram os primeiros artrópodes do ambiente terrestre.
Do ponto de vista biológico e ecológico, os escorpiões representam um grupo importante por serem os principais predadores de insetos e outros pequenos animais. Eles ajudam a manter o equilíbrio dos ecossistemas em que vivem, por isso, sua caça, apreensão e destruição são proibidas no Brasil.
Todos os animais têm suas funções na natureza, e toda forma de vida deve ser respeitada. Por isso, é melhor recorrer a formas preventivas e ecológicas para evitar que a tua moradia seja atrativa para escorpiões!
O ser humano tem invadido a casa de muitas espécies, destruído os seus habitats, reduzido as fontes alimentares delas, dizimado vários seres vivos e alterando o meio ambiente no qual eles podiam viver tranquilamente.
É a intervenção do homem na natureza o que vem provocando os desequilíbrios ecológicos e ambientais que estamos vivendo.
Talvez te interesse ler também:
Extraem veneno e usam como pet. Escorpiões em extinção: uma ameaça à biodiversidade
Aranhas em casa: quais são perigosas? O que fazer com elas?
Categorias: Dicas Caseiras, Morar
Publicado em 24/01/2021 às 7:05 pm [+]
Ta aparecendo escorpiiao preto aqui em casa to morrendo de medo