Índice
Deixar o sol entrar em suas casas é a maneira mais ecológica e barata de eliminar bactérias! Isso é o que acabada de ser declarado por alguns pesquisadores norte-americanos, que analisam o velho e querido hábito de nossas avós de abrir sacadas e janelas e encher os cômodos com algum raio de sol saudável.
De acordo com os pesquisadores da Universidade de Oregon, muita luz solar em casa, mesmo filtrada através do vidro, pode de fato reduzir significativamente os níveis de bactérias que crescem no escuro. Além disso, os resultados sugerem que a entrada de luz em nossas casas também é útil no combate a problemas como baixa qualidade do ar, infecções e doenças respiratórias.
No , descobriu-se que cerca de 12% das bactérias examinadas eram capazes de se reproduzirem em locais escuros, em comparação com 6,8% em salas iluminadas pelo sol e 6,1% em salas expostas aos raios UV.
“Quando projetamos edifícios, então devemos considerar e compreender como o microbioma [a mistura de bactérias] pode ser selecionado”, diz Ashkaan Fahimipour, pesquisador em biologia e meio ambiente na Universidade de Oregon.
Para conduzir suas análises, os pesquisadores construíram vários quartos de bonecas e as encheram com uma mistura de poeira coletada das casas locais (em Oregon). As casas foram então expostas à escuridão, à luz ultravioleta e ao sol por 90 dias, a quantidade de tempo em que a poeira pode permanecer na casa, mesmo se se passe o aspirador de pó regularmente.
Após os noventa dias, os pesquisadores levaram algumas amostras de poeira para estudar as bactérias presentes. O resultado confirmou que abrir janelas e deixar entrar a luz solar é a maneira mais saudável e econômica de eliminar bactérias.
A partir dos resultados verificou-se que os quartos expostos à luz solar, mesmo através de janelas fechadas, teve apenas metade das bactérias vivas que tinham os quartos escuros, e que quartos banhados de sol matavam o maior número de bactérias com a luz UV, um desinfetante bem conhecido do tempo da vovó.
Verificou-se, assim, que 12% das bactérias nos quartos não iluminados estavam vivas após 90 dias, em comparação com 6,8% dos germes nas salas iluminadas e 6,1% nas salas com raios UV.
Não poucas diferenças, se você considerar o restante: é sabido que em ambientes fechados e com pouca ventilação por exemplo, é possível facilmente desencadear alergias em indivíduos suscetíveis com um monte de rinite, conjuntivite e ataques de asma. Bem como colônias de ácaros são formadas especialmente onde o sol não bate e onde a poeira se acumula.
Muito sol!
A poluição indoor (interna) é uma verdadeira “poluição”, às vezes até maior que a externa. Mas dentro de casa é possível evitá-la seguindo algumas regras bem simples:
Talvez te interesse ler também:
COMO AS PLANTAS PURIFICAM O AR DOMÉSTICO. NOVO ESTUDO
POEIRA DOMÉSTICA: CONHEÇA AS SUBSTÂNCIAS TÓXICAS QUE RESPIRAMOS TODOS OS DIAS
À CADA REFEIÇÃO, INGERIMOS PELO MENOS 100 MICROPARTÍCULAS DE PLÁSTICO: UM ESTUDO CHOCANTE
Categorias: Dicas Caseiras, Morar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER