Durante nosso dia a dia, estamos uma boa parte do tempo cuidando de manter nossa moradia limpa. A limpeza do lar que é prazerosa para nosso bem-estar, paradoxalmente, pode representar um risco para nossa integridade física, devido às substâncias tóxicas contidas em muito produtos de limpeza industrializados.
Os princípios ativos desses produtos podem ser nocivos e tóxicos, por isso, é uma boa alternativa utilizar produtos de limpeza caseiros, ecológicos e naturais, que não trazem danos à saúde.
Existem inúmeros produtos de limpeza comercializados nos supermercados, encontramos um para cada finalidade, por exemplo: lava louças; água sanitária; desengordurantes; limpadores de superfícies; removedores de manchas; lava roupas, desengordurante, desodorizador de ambiente, desinfetantes, etc.
Na impossibilidade, em determinados situações, de utilizar produtos de limpeza naturais é, recomendável, ler o rótulo das embalagens dos produtos industrializados, para saber a composição deles, e optar pelos que não causem prejuízos ou, pelo menos, sejam menos prejudiciais ou perigosos para a saúde.
Uma outra questão a se ter em mente é que, fazendo uso desses produtos, estamos contribuindo para a liberação de substância poluentes e tóxicas no meio-ambiente, causando impacto de forma negativa à vida na Natureza.
O contato com esses produtos, através do olfato e tato, também afetam nossa saúde, além de representarem riscos para crianças e animais domésticos que tenham tido contato de forma acidental com tais produtos.
A este ponto, vocês devem estar se perguntando, mas quais são os produtos de limpeza doméstica perigosos e prejudiciais para nossa saúde?
Segue a resposta com uma lista deles:
1. Alvejante
- É um produto muito utilizado e um dos mais tóxicos (também conhecido pelos nomes de cândida ou água sanitária.
- A exposição e o contato com esta substância pode provocar irritação e alergia na pele e nos olhos.
- A inalação dele pode gerar problemas respiratórios até crise de asma.
- Se tiverem que utilizá-lo, nunca o misture com outras substâncias, pois pode desencadear a liberação de gases poluentes e tóxicos.
- Caso tenham esse produto na dispensa de limpeza do lar, guarde-o e mantenha-o em um local seguro e bem ventilado.
- Se possível, o substitua por um alvejante natural, como por exemplo o bicarbonato de sódio.
- Aqui no site, existem várias receitas de produtos de limpeza natural, com esta finalidade.
2. Amônia
- Geralmente esse produto é usado para desengraxar ou polir vidro.
- É tóxico e tem efeito nocivo para a saúde, podendo desencadear ataques de asma e afetar nosso cérebro, em caso de exposição prolongada.
- É possível evitar a compra da amônia, utilizando desengordurantes naturais como o vinagre branco por exemplo, o bicarbonato de sódio e ou o suco de limão.
3. Perfumes e desodorizadores para ambientes
- Uma casa perfumada e limpa nos traz muita satisfação, porém, por vezes, isso é alcançado às custas de prejuízo à saúde.
- Perfumes, desodorizadores de ambiente e purificadores de ar, geralmente, são feitos com substâncias químicas alergênicas (que provocam reações alérgicas).
- Nas pessoas mais sensíveis, esses produtos podem causar problemas respiratórios e irritações na pele.
- No lugar destes produtos existem algumas soluções naturais, como os óleos essenciais, que podem ser difundidos em ambientes ou adicionados a produtos de limpeza ecológicos e naturais.
Leia mais:
Os melhores óleos essenciais para relaxar, purificar o ambiente e melhorar o humor
4. Soda cáustica
- A soda cáustica ou hidróxido de sódio, é uma substância química bem perigosa e corrosiva, por isso, é necessário cautela em seu manuseio, devido ao seu potencial reativo.
- Em contato com a água, essa substância se torna altamente corrosiva.
- É um produto que desengordura, desentope e limpa esgotos, em contrapartida, pode causar sérios danos à nossa pele, aos olhos, ao aparelho respiratório.
- Existem melhores alternativas naturais, com os mesmos fins de limpeza atribuídos à soda cáustica, tais como o bicarbonato de sódio e o ácido cítrico.
5. Formaldeído
- Em geral, o formaldeído, é encontrado na formulação de vários produtos de limpeza.
- O formaldeído é uma substância com efeito carcinógeno.
- Ter contato com esta substância, de forma contínua, pode desencadear irritações na pele, boca, olhos e sérios problemas respiratórios.
- Para evitar o contato com produtos que tenham essa substância, é necessário ler a embalagem de cada produto e verificar a lista de ingredientes da formulação dele.
- Caso venha escrito formaldeído ou formalina, é melhor que ele fique na prateleira, em prol da sua saúde.
6. Bórax
- O bórax, também conhecido como borato de sódio, é utilizado, com frequência, na formulação de sabões para lavar roupa ou para a limpeza geral da casa.
- Estudos científicos revelaram que a exposição prolongada à essa substância tem efeitos negativos sobre a libido e a reprodução.
- A razão é que ele interfere no sistema hormonal, além disso, causa irritação à pele e às mucosas.
- Vale lembrar a opção de utilizar ingredientes naturais como o bicarbonato de sódio, suco de limão, vinagre e sal, ingredientes que podem ser utilizados no lugar do bórax.
7. Ácido muriático (ácido clorídrico)
- Esse produto é usado, principalmente, para remover a sujeira difícil das superfícies, devido ao seu poder de desincrustante e descalcificante.
- Essa substância química que é danosa para a saúde, uma vez diluída em água, é muito volátil, facilitando à sua inalação e prejudicando o aparelho respiratório. Essa substância, por ser corrosiva, pode causar inflamação e queimaduras na pele.
- Melhor recorrer às soluções mais naturais, mesmo que menos desincrustantes.
8. Sal quaternário de amônio
- Esta substância, encontrada na formulação de produtos para limpeza doméstica, tem efeito antibacteriano e desinfectante, mas, em contrapartida, pode causar irritação no aparelho respiratório e desencadear ataques de asma.
- Para saberem quais produtos contém o sal quaternário de amônio, verifique a lista de ingredientes dos produtos de limpeza.
- É possível substituir produtos com esse princípio ativo, por opções naturais, para desinfecção e limpeza de superfícies, utilizando bicarbonato de sódio ou o óleo do tea tree (o óleo de melaleuca).
9. Etanolaminas
- Estas substâncias químicas são surfactantes que podem fazer parte da lista de ingredientes dos produtos de limpeza, com as seguintes denominações: monoetanolamina, dietanolamina e trietanolamina.
- Podemos encontrá-las presentes, geralmente, em sabões de lavar roupa, produtos de limpeza para pisos e azulejos.
- O maior problema com as etanolaminas é que estas substâncias estão associadas a um maior risco de desencadear problemas respiratórios e asma.
10. Toulene
- Produtos utilizados para polir metais e prata podem conter tolueno, que é uma substância que age como solvente e pode causar efeitos nocivos como náusea, dores de cabeça, tontura e alucinações.
- A exposição prolongada à esta substância química, pode danificar o bom funcionamento dos rins, fígado e cérebro, além de ser tóxico e prejudicial para a reprodução.
- Existem alternativas naturais que dispensam a utilização de produtos contendo toulene e algumas delas são o bicarbonato de sódio, o vinagre branco e o suco de limão.
A Limpeza Ecológica, benéfica para todos
Bem, diante desses apontamentos e esclarecimentos, uma melhor maneira de não se expor à estes riscos e efeitos danosos à saúde é aderir à limpeza ecológica.
Quer saber mais sobre esse tipo de limpeza, pesquise em nosso site que tem vários conteúdos trazendo informações e orientações sobre o assunto.
Vale a pena conhecer e aplicar esse tipo de , pois faz bem para nós, para nosso lar, nossa família, para os outros seres vivos e para toda a Natureza!
Publicado em 19/01/2021 às 12:21 am [+]
Preciso saber se a amônia pode ser utilizada como conservante em produtos de.limpeza como sabão líquido e detergente e quais os riscos que causam a pele.