Freezer: como e quando descongelar o congelador


Descongelar o congelador é fundamental para garantir um correto funcionamento da geladeira e assegurar que os alimentos nela contidos estejam sempre bem conservados. Por isso, é bom verificar de vez em quando o estado do freezer, para entender quando é necessário o degelo. Se esperarmos a camada de gelo tornar-se muito espessa antes de descongelar, o trabalho a ser feito será longo e árduo.

freezer repleto de gelo Fonte foto:

Freezer repleto de gelo. Fonte foto

Se a sua geladeira não tiver o sistema auto-degelo, é bom conhecer as indicações para descongelar manualmente. Se a geladeira possui tal sistema e uma grossa camada de gelo se formou, chame a assistência técnica pois pode haver uma falha no funcionamento do aparelho.

Descongelar o congelador requer organização

A comodidade de usar o congelador é, naturalmente, a possibilidade de ter estoque de alimento de longa conservação. Por esta razão, é bom planejar o degelo com antecedência para se certificar de que você pode transferir os alimentos congelados em outro lugar enquanto limpa o congelador.

Quando descongelar?

Você pode descongelar completamente e limpar o congelador 2 vezes por ano, uma no verão e outra no inverno. Tente fazer isso quando não houver muito alimento estocado nele. Se seu freezer é sempre farto, peça “emprestado” o freezer do vizinho para que os alimentos não passem muito tempo sem a devida refrigeração durante a limpeza. Se o congelador não apresentar problemas em relação à formação excessiva de gelo, até uma vez por ano pode ser suficiente para a limpeza. Tenha como parâmetro que o ideal para descongelar é fazê-lo antes que a camada de gelo fique superior a espessura de 1 centímetro. A formação de gelo reduz o espaço disponível dentro do congelador e prejudica o seu bom funcionamento

Como descongelar

Um pote de vidro com água quente no freezer acelera o processo de degelo

Um pote de vidro com água quente no freezer acelera o processo de degelo

Pronta para descongelar? Veja aqui alguns conselhos para prosseguir passo a passo esta árdua tarefa.

  1. Depois de esvaziar o congelador (e ter armazenado adequadamente os alimentos que estavam nele), desligue-o da tomada. O tempo necessário para descongelar dependerá da temperatura e da velocidade com que o gelo começa a derreter.
  2. Espere até que o gelo comece a amolecer no congelador, de modo que possa ser removido mais facilmente com a ajuda de uma espátula de plástico. Não use martelos ou instrumentos de metal. A limpeza do congelador será mais complicada se a água que vai se formando devido ao degelo, começar a acumular-se na parte inferior da geladeira.
  3. Tenha às mãos baldes para recolher o gelo e panos limpos para secar dentro da geladeira. Cubra com pano de chão ao redor da geladeira para conter a água que pode escorrer. Estas recomendações servem tanto para geladeira de duas ou uma porta.
  4. O descongelamento, dependendo da quantidade de gelo acumulado e do tamanho do congelador, pode levar duas horas ou mais. Quando não houver vestígios de gelo, seque o interior do congelador sem se esquecer da porta. Se você precisar limpá-lo, passe uma esponja embebida em água morna e vinagre, depois use um pano seco. Só depois disso você pode ligar a geladeira. Consulte o manual de instruções para saber exatamente quando você pode colocar os alimentos de volta no congelador.
  5. Se você não tiver tempo para esperar por horas para a dissolução total do gelo, ponha dentro do freezer um pote de vidro com água muito quente ou use um secador de cabelos direcionando-o nos depósitos mais grossos de gelo. Tenha o cuidado de nunca colocar o secador em contato direto com a água ou com o gelo e sempre proceda com a máxima cautela, até a conclusão do descongelamento. Coloque um pano debaixo do pote com água quente se a camada de gelo não for grossa, pois a água quente pode estragar o plástico da geladeira.

Você tem outras dicas sobre este assunto? Deixe seu comentário!

Talvez te interesse ler também:

QUAIS ALIMENTOS DEVEMOS E QUAIS NÃO DEVEMOS CONSERVAR NA GELADEIRA?

DICAS PARA ACABAR COM O MAU CHEIRO NA GELADEIRA: NATURAIS E ECOLÓGICAS

GELADEIRA COMUNITÁRIA: UMA IDEIA QUE SE ESPALHA PELO MUNDO




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...