Índice
Estamos em pleno período de maior incidência de raios no Brasil, que vai de outubro a março. E em nenhum outro lugar no mundo cai tanto raio como aqui, pois sendo um país tropical, a formação de tempestades é favorecida, e com elas, os raios.
Os raios podem ser muito perigosos porque os seus efeitos podem ferir e até matar as pessoas que estão próximas aos locais onde eles caem.
Secundariamente, os raios podem causar incêndios e quedas de energia provocadas por descargas elétricas capazes de atingir uma pessoa.
A corrente de um raio pode causar, também, queimaduras e danos a órgãos vitais, como coração, pulmão, sistema nervoso central devido a uma variedade de reações eletroquímicas.
O dano está diretamente relacionado à intensidade da corrente, às partes do corpo afetadas e às condições físicas do incidente.
Só para você ter uma ideia, de 20% a 30% das pessoas atingidas por raios morrem de parada cardíaca e respiratória e o restante, que sobrevive, sofre sequelas psicológicas e orgânicas, como perda de memória, perda de concentração e problemas para dormir.
Estima-se que, no Brasil, 130 pessoas morrem vítimas de raios e 500 se ferem, anualmente.
Os números assustam e todo ano temos histórias parecidas de mortes, com estatísticas similares de casos. Então vamos prevenir!
Para se prevenir de raios, tome as seguintes precauções, recomendadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pelo Corpo de Bombeiros em uma entrevista à EBC:
A instalação de pára-raios em casas e edifícios evitam a destruição de aparelhos, bem como incêndios e riscos para as pessoas. Mas apenas eles não garantem a proteção para os equipamentos eletrodomésticos.
Se você não conseguir desligar os equipamentos da tomada antes da tempestade cair, não tente fazê-lo durante a tempestade. Isso é extremamente perigoso.
Assista ao vídeo a seguir para saber como se formam os raios:
Veja que interessante essa reportagem do Fantástico da série o País dos Raios. É a 1ª série de 3 e, apesar de ser de 2014, é super atual. Vale a pena ver!
Talvez te interesse ler também:
Cloud: a lâmpada que traz trovões e relâmpagos para dentro de casa
Chuvas + Brasil = Tragédias. Por que todo ano a mesma história?
Trombas d’água: alerta sobre os riscos e como escapar desse perigo
Categorias: Dicas Caseiras
ASSINE NOSSA NEWSLETTER