Índice
Secar alimentos para melhor os conservar é um dos processos usados pela humanidade, em todas as épocas, e que possibilitou a preservação dos alimentos por longos períodos sem perda de seus nutrientes.
Qualquer processo de secagem visa a desidradatação do alimento sem redução das suas qualidades nutricionais. Para tal, é importante que se use, para a secagem, frutas em bom estado, sem lesões ou ataques de bichos (manchas de fungo, lesões bacterianas, etc).
Você poderá secar suas frutas ao sol, no forno ou em uma estufa e, a sua escolha vai depender do quanto pode gastar com o processo.
Aqui vamos falar da maneira de secar frutas com a ajuda do Sol – método fácil, barato, ecológico e especialmente indicado para um país como o nosso, no qual abunda a luz solar por longas horas, todos os dias.
Que fruta pode ser seca? Na prática, todo tipo de fruto admite a secagem, e também cogumelos, feijões, legumes e folhas. Mas, vamos falar de frutas secas, não é?
Bananas, maçãs, damascos, ameixas, figos, morangos, cerejas, abacaxi, peras, amoras, framboesas, laranjas, amoras e outras frutas silvestres, enfim, toda fruta pode ser seca ao sol. E também tomate, pimentão, abobrinha, berinjela, pimenta, que também são frutos.
Como já frisei, basta você escolher frutas saudáveis e, claro, suficientemente maduras. Quando a fruta está em sua plenitude, a secagem vai retirar a água e concentrar os açucares.
Antes da secagem, as frutas deverão ser lavadas e delas retirado o excesso de água, com um pano limpo. Depois, você deverá cortar as frutas em fatias finas e dispô-las em uma peneira ou gradeado, para que o vento sempre percorra livremente todas as superfícies. Uma boa técnica auxiliar para a secagem de frutas é, lavá-las em água com limão, antes de iniciar a secagem.
Tomates secos
Na secagem ao sol temos de escolher a época em que haja bastante sol, quente, e baixa umidade do ar. Você deve manter os frutos já preparados, em uma superfície que permita a ventilação e, sempre é bom que tenha uma cobertura de tela, tule ou filó, para evitar os insetos. A secagem ao sol acontecerá mais rápido com temperatura ambiente de 30ºC e umidade relativa do ar menor do que 50% – essas são as condições ideais onde os frutos secarão bem, rápido, sem ocorrer apodrecimento por excesso de umidade.
Você também pode colocar as peças a serem secas, sobre uma chapa metálica, que potencializará o calor do sol (muitas comunidades tradicionais secam seus produtos sobre os telhados, por este motivo) ou pendurar em varais. Mas, de todas as maneiras, será necessário recolher e proteger tudo do sereno noturno que poderá prejudicar todo o seu trabalho.
Na cidade, ou em regiões mais úmidas, o jeito é secar no forno ou em estufa de secagem.
Forre a bandeja do forno com papel manteiga, coloque as frutas fatiadas, sem encostarem ou estarem amontoadas, mantenha o forno em temperatura baixa, entre 40 e 60ºC e o ventilador, circulador de ar do próprio forno, ligado (ou então, a porta do forno semi-aberta) pois a umidade terá de sair. O tempo médio de secagem no forno varia entre 4 e 12 horas mas, o mais adequado é que você faça o processo por etapas de 8 horas, durante 3 dias. Pelo tempo de duração este é um processo razoavelmente caro pois consumirá bastante gaz de cozinha ou eletricidade.
Talvez você se interesse por fazer a sua própria estufa de secagem de frutas. Não é difícil e você vai precisar de uma lâmpada de halogêneo de 40 watts, uma caixa onde acomodar as grelhas suspensas, como mostram as fotos acima. Este tipo de secador é bastante eficiente e permite a secagem de casca de frutas cítricas, por exemplo, em 6 horas de uso da estufa e de maçã, em 15 horas. Mas, claro, os tempos de secagem dependem das grossuras das fatias de fruta que você cortou.
COMO CONSERVAR ERVAS AROMÁTICAS E FAZER TEMPEROS SAUDÁVEIS
COMO FAZER CONSERVA DE BERINJELA (VÍDEO)
TRUQUES PARA CONSERVAR MELHOR OS ALIMENTOS
Categorias: Dicas Caseiras, Morar
Publicado em 25/05/2021 às 10:21 pm [+]
[email protected]