Índice
Poupar energia é uma das principais preocupações do cidadão comum nos dias de hoje. Se pretende diminuir o seu consumo, o simulador Comparamais descreve aqui quais são os eletrodomésticos que gastam mais.
Sabia que cerca de 55% da energia gasta nas nossas casas é da responsabilidade dos eletrodomésticos? Pois, muitas vezes estão a consumir eletricidade sem estarem a ser usados. A forma mais fácil de solucionar o problema seria comprar eletrodomésticos com classe energética mais elevada (a classe A+++), uma vez que o seu consumo energético é mais reduzido.
No entanto, se não tem condições financeiras para mudar o equipamento, saiba como reduzir o consumo de eletricidade dos eletrodomésticos. Apresentamos-lhe quatro dos seis eletrodomésticos que deve tomar especial atenção:
É o eletrodoméstico que gasta mais energia. É o responsável de 25% a 30% dos gastos da conta da luz. Sabemos que é um equipamento insubstituível em qualquer lar e que fica ligado todo o dia porque é essencial. Por isso mesmo, damos-lhe algumas dicas para reduzir o consumo:
É responsável por 12% do consumo de energia em sua casa. Atualmente, é muito comum as pessoas terem várias televisões em várias partes da casa. Já imaginou o consumo feito caso tenha três televisões? Muitas vezes achamos que deixar a televisão em “stand-by” é o suficiente para poupar.
Contudo, isso é errado porque o equipamento continua a consumir energia mesmo que esteja a dormir ou fora de casa. Assim, sempre que não estiver a ver televisão, opte por desligar por completo o equipamento.
Caso tencione fazer um novo investimento, opte então por uma televisão com tecnologia LED. Esta televisão consome menos 25% do que as televisões LCD e chegam a consumir menos 40% do que as televisões plasma.
Com um consumo de aproximadamente 11% de energia, este eletrodoméstico pode representar cerca de 3% da sua conta de eletricidade. Além deste gasto, não se esqueça de que ainda apresenta outro gasto com o equipamento: a água.
Por isso mesmo, utilize sempre a máquina com capacidade máxima de roupas que é indicada e limpe o filtro frequentemente. Outro dos fatores que o podem ajudar a reduzir o consumo de energia é utilizar também programas mais curtos e apostar em temperaturas mais baixas sempre que conseguir.
O consumo de energia faturada através do forno é cerca de 8%. O consumo não é tanto como os eletrodomésticos anteriores, mas existem na mesma opções para reduzir os gastos:
Para conhecer os outros dois equipamentos que consomem muita energia, leia aqui o artigo completo.
Categorias: Economizar Energia, Morar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER