Índice
Íris-da-praia, também conhecida como íris-caminhante, é uma linda flor nativa do Brasil. Vamos conhecê-la melhor? Saiba como plantar e cuidar dessa planta.
Apesar do nome popular íris-da-praia, essa planta não pertence ao gênero Iris, e sim ao gênero Neomarica, família Iridaceae.
Existem 66 gêneros e 2.444 espécies, das quais 20 gêneros e 198 espécies são nativas do Brasil.
Entre essas, encontra-se o gênero Neomarica com 28 espécies, sendo algumas mais populares devido ao comércio de plantas ornamentais para jardins.
Destacam-se as espécies de nomes científicos:
A espécie Neomarica northiana ocorre na Mata Atlântica, no estado do Rio de Janeiro, na floresta pluvial e nas restingas.
A íris-da-praia é um planta herbácea, nativa e não endêmica do Brasil, encontrada na Mata Atlântica e muito popular em jardins e canteiros.
Trata-se de uma planta herbácea, de floração e folhagem decorativa. Com fortes rizomas que saem folhas de cor verde, laminares, em disposição de leque.
Na primavera e verão, despontam hastes eretas, que surgem do meio da folhagem e sustentam flores muito delicadas.
Cada flor da íris-da-praia tem três sépalas brancas, horizontais, com rajados de marrom na base e três pétalas recurvadas.
Por estas pétalas diferenciadas, muitas pessoas confundem a íris-da-praia com orquídeas.
As flores são efêmeras, durando apenas um dia. Após a floração, as hastes florais pendem e podem tocar o solo, enraizando e formando novas mudas.
Neomarica northiana é uma planta nativa da Mata Atlântica e que ocorre no estado do Rio de Janeiro e possivelmente São Paulo.
A Neomarica northiana é muito similar a Neomarica candida, elas apresentam algumas diferenças que podem passar despercebidas.
Fontes:
Talvez te interesse ler também:
Flor Íris: significado, simbolismo e curiosidades
Hibisco: todos os significados da flor e outras curiosidades
Abricó-da-praia: origem, propriedades e como consumir
Categorias: Como plantar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER