Índice
A Hortênsia é uma planta nativa da China que foi introduzida na Europa no século XVIII e que, com o tempo, passou a ser cultivada em várias regiões temperadas e subtropicais do mundo inteiro.
O nome científico da Hortênsia é Hydrangea macrophylla.
A folha da Hortênsia possui cor verde cintilante, tamanho grande e com aparência firme, robusta e bordas serrilhadas.
As flores da Hortênsia alternam de cor de acordo com o pH do solo, podendo ser de tonalidade azul, lilás, violeta, branca, roxa e rosa.
Para se ter essa linda planta ornamental em vaso, canteiro ou jardim são necessários alguns cuidados e ações para que ela possa florescer linda e maravilhosa.
Quer tê-la em casa?
Seguem orientações e dicas de plantio e cultivo, além do significado de sua flor, características e curiosidades dessa planta.
{index}
As flores de Hortênsia se apresentam reunidas em inflorescências esféricas, cheias de minúsculas florzinhas.
A pigmentação da cor da flor da Hortênsia é influenciada pela presença de íons de alumínio no solo, quanto mais houver esse elemento químico, mais ácido será o solo e a cor da flor da Hortênsia terá tonalidade azul.
Em contrapartida, quanto menos ácido for o solo, as cores apresentarão tonalidades voltadas para a cor rosa.
Explicitando de forma mais exata, a coloração das flores variam da seguinte forma:
O ph (potencial de hidrogênio) é o que determina isso, sendo que abaixo de 7 é ácido; acima de 7 é alcalino e 7 é neutro.
Dicas para variação das cores das flores:
Um dos significados das flores de Hortênsia está associado ao amor, por causa, da história de Philibert Commerson, o naturalista que trouxe a Hortênsia da China para a Europa, pela primeira vez.
Nesta viagem e expedição, ele teve a companhia de Hortense Barrè, com a qual teve um romance, por isso, o nome da flor foi dado por ele, em homenagem a essa mulher.
Além do significado da flor da Hortênsia estar associado ao amor romântico, também, é símbolo de devoção, coragem, determinação, dignidade, pureza de sentimento e elevação espiritual.
Ademais, devido às várias cores que suas flores podem ter e sua grande inflorescência, a Hortênsia está vinculada à inovação, adaptabilidade, versatilidade, inconstância, transformação, exuberância, elegância, abundância, gratidão e prosperidade.
Para plantar a Hortênsia no vaso, canteiro ou jardim, pode-se utilizar uma estaca (galho) dessa planta ou muda.
Se for plantar uma ou outra, é necessário cavar um buraco profundo no solo para conter as muitas raízes da Hortênsia.
O local de plantio da Hortênsia deve ser sombreado e bem espaçado, pois, ela se desenvolve muito e de forma abundante e aprecia lugares frios e úmidos, por isso, é encontrada de forma intensiva na região sul do Brasil.
A Hortênsia floresce entre a Primavera e o Verão, por isso, é recomendável aumentar a rega nesses períodos, duas vezes por dia, no início da manhã e ao entardecer.
Caso plante a Hortênsia em vaso opte por um bem grande, pois, esta planta se desenvolve como uma grande moita.
Em períodos de muita chuva, frio muito rigoroso ou calor bem intenso, coloque o vaso com a planta em local protegido e fresco, o ideal é que seja em um ambiente com uma temperatura de 13 até 15°C.
Durante o período de repouso, que abrange após o término do período de floração no outono ou inverno, e antes da chegada da primavera, pode (corte) as folhas e galhos secos, para fortalecê-la.
Se tiver crianças e animais em casa, tenha cuidados para evitar que acidentalmente se intoxiquem em contato com a Hortênsia, pois, ela contém um princípio ativo, o glicosídeo cianogênico hidrangina, que a torna venenosa se ingerido em grandes quantidades.
Este veneno causa cianose, convulsões, dor abdominal, flacidez muscular, letargia, vômitos e coma, por isso em locais com crianças e animais, requer vigilância e certas precauções.
Nô Figueiredo neste vídeo do seu canal fala de algumas curiosidades sobre as Hortênsias, sobre o porquê das diversas colorações das flores e dicas de cultivo dessa bela planta.
Observação: Nô Figueiredo se confundiu ao dizer que a terra alcalina produz flores mais azuis, na verdade é terra ácida. Quanto mais alcalino o solo for mais claras serão as corres de suas flores.
Não tem como não perceber a diferença de um ambiente com a presença da Hortênsia e sem ela.
Esta planta confere vida, beleza, graça, nobreza e mais cor onde ela esteja. De fato é um encanto de planta!
Agora que sabe como plantá-la e cuidar dela encante seu jardim com a Hortênsia!
Talvez te interesse ler também:
BRINCO-DE-PRINCESA, UMA REALEZA DE PLANTA! SIGNIFICADOS, COMO PLANTAR E CUIDAR
ÁSTER, A FLOR DA SIMPLICIDADE E OUTROS SIGNIFICADOS. COMO PLANTAR
CRAVO ATRAI BOAS ENERGIAS E VITÓRIAS. VEJA USOS MEDICINAIS E COMO CULTIVAR
Categorias: Como plantar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER