Índice
Petúnia é uma planta da família Solanaceae, a mesma da berinjela, do pimentão e do tomate. A origem do nome dessa planta vem do tupi-guarani: petum ou betum, significando “flor vermelha”.
A Petúnia é uma planta nativa das regiões tropicais e sub-tropicais da América do Sul. No Brasil, a maioria das Petúnias são híbridas (resultantes de cruzamentos de Petunia axillaris e Petunia violacea).
A altura da planta varia entre 15 e 30 centímetros e floresce na primavera e no verão, apresentando flores de diversas cores como púrpura, vermelho, azul, rosa, laranja, lilás, violeta, salmão e branca. Desenvolve-se bem em canteiros, floreiras, vasos, jardineiras, cercadinhos e forrações, seja em residências que em locais comunitários, como praças e parques.
Conheça o simbolismo da Petúnia e aprenda como plantar e cuidar dela, para poder apreciar e contemplar sua beleza!
{index}
A Petúnia, mesmo sendo resistente e bem adaptável, são herbáceas anuais e por isso requerem replantio a cada primavera para prolongar sua floração. Sua propagação pode ser feita por meio de sementes, mudas ou, até, através dos ramos dessa planta.
Algo curioso é que as flores da Petúnia podem realizar hibridação natural (seres híbridos são provenientes de duas espécies diferentes) e isso pode ocorrer no próprio vaso ou local onde ela se encontra plantada, resultando no surgimento espontâneo de diversas cores de flores.
Esta planta tem um ciclo de vida anual.
A Petúnia gosta de Sol, se dá bem com com o calor e é de fácil manuseio e cuidados.
Do cruzamento das espécies mais comuns, a Petunia axillaris (flores brancas) e a Petunia violacea (flores roxas) resultou a Petúnia-de-Jardim, cujo nome cientifico é Petunia x hybrida.
Existem muitas variedades de petúnias cuja planta pode diferenciar na estrutura, no número e no tamanho das flores mas, a principal característica que faz dela uma das plantas mais escolhidas em jardinagem, é a quantidade de cores de suas flores: brancas, violetas, roxas, azuis, amarelas, vermelhas, rosa, rosa-choque, realmente as petúnias são multicoloridas!
As Petúnias híbridas são divididas em 4 grupos, de acordo com o tamanho e a formação das flores e podem ser classificadas em:
Multiflora: com flores de até 5 cm de diâmetro e são indicadas para cestas ou vasos suspensos.
Milliflora: com flores menores com até 3 cm de diâmetro, bem resistentes e fáceis de cultivar.
Grandiflora: possuem as maiores flores, com até 10 cm de diâmetro.
Hedgiflora: possuem altura menor, se espalham lateralmente e pode cobrir até mais de um metro quadrado de superfície.
A Petúnia é considerada a flor da transformação e da sabedoria, símbolo de força e despertar espiritual.
A flor da Petúnia por simbolizar discernimento está associada ao perdão, ao fazer as pazes através do entendimento e cura de ressentimento.
Outro aspecto interessante dessa planta é que em suas flores aparecem desenhos e formas associados a Símbolos Místicos e Espirituais, como: a Cruz, a Espada, o Sol, a Lua, o Coração e a Estrela, inclusive a flor da Petúnia lembra uma Mandala, que é utilizada como meio para realizar a meditação.
Plantar Petúnia requer as seguintes etapas:
Neste vídeo, Nô Figueiredo ensina como cultivar Petúnia e dá outras dicas:
Este vídeo do canal Espaço Verde com Maria José mostra lindas variedades de Petúnias, além de dar informações de como plantar essa herbácea e os cuidados para se obter uma boa floração dela.
Luiz Antoniassi, neste vídeo de seu canal ensina como extrair a semente da flor petúnia, para poder germiná-la e obter uma muda dessa planta.
Linda a Petúnia!
Não é à toa que seu simbolismo tem relação com a Espiritualidade!
Só de olhar para ela já floresce bons sentimentos e nosso estado se eleva!
Talvez te interesse ler também:
Categorias: Como plantar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER