Índice
Bastão do imperador é uma planta majestosa cuja flor é muito exuberante. E essa lindeza não é muito conhecida. Esta planta é uma espécie de gengibre com folhagem tropical, detentora de hastes alongadas e folhas bem largas.
Em um jardim, esta planta sozinha ou em grupo, confere um visual maravilhoso. Suas flores florescem na primavera e no verão e são bem resistentes, compartilhando de sua beleza por bastante tempo.
A planta Bastão-do-Imperador é originária de regiões com temperaturas elevadas e por isso precisa de calor para se desenvolver. O calor constante estimula o seu florescimento.
Após ser plantada, a Bastão-do-Imperador, em geral, leva por volta de um ano e meio a dois anos para florescer. Conheça mais sobre essa bela planta com as informações a seguir!
{index}
Em termos botânicos a planta Bastão-do-Imperador é classificada da seguinte forma:
Outros nomes pelos quais essa planta é conhecida:
Os climas preferidos da Bastão-do-Imperador são o tropical, subtropical e equatorial. A origem dessa planta é a Indonésia. Esta planta pode atingir uma altura entre 3, 6 e 4, 7 metros.
A luminosidade ideal para o seu desenvolvimento é a meia sombra. O seu ciclo de vida é perene (duradouro). Os talos da planta Bastão-do-Imperador são frondosos. Geralmente, quando a planta começa a florescer, as folhas vão secando, também devido às mudanças de temperatura e do vento.
As folhas dessa planta são do tipo tropical, largas com hastes longas.
Daniel, do canal Ecossistema, mostra neste vídeo a beleza da planta Bastão-do-Imperador, confiram!
Para o bom cultivo da planta Bastão do Imperador é necessário solo rico em matéria orgânica e um bom espaçamento entre as touceiras, que seja com uma distância, de no mínimo 2, 50 metros entre as fileiras e 1, 50 metros entre as covas.
A distância é de vital importância, pois as touceiras (moitas / plantas de uma mesma raiz) se expandem em altura e extensão. A planta requer um solo úmido e levemente ácido para se desenvolver.
O calor é a temperatura ideal para essa planta, pois estimula o florescimento. Quando o ambiente tem uma temperatura favorável, a planta pode crescer bastante entouceirando com bastante rapidez.
A temperatura ideal para o cultivo dessa planta está entre 24° e 30°C e a umidade relativa elevada entre 70 a 80%. O plantio deve ser feito em locais que incida luminosidade solar, mas parcialmente sombreados.
Devido a haste longa é aconselhável implantação de quebra ventos como medida de proteção.
O plantio deve ocorrer preferencialmente no início do período de chuva. Em boas condições o florescimento da planta pode ocorrer aos 11-15 meses, podendo dar de 60-90 flores por touceira/ano.
A rega deve ser feita com frequência. Esta planta não suporta geadas, frio ou ventos fortes.
A sua multiplicação pode ser feita através de sementes, rizomas (caule subterrâneo) ou então divisão da touceira.
Existem variedades da planta Bastão-do-Imperador que diferem pelas cores de suas flores. Estas variedades apresentam belas e vistosas inflorescências com diferentes tonalidades: vermelho escuro, vermelho claro, cor-de-rosa, rosa claro, amarelo e branco.
Há outra variedade com formato diferenciado que lembra uma tulipa na cor vermelho indo até a tonalidade chocolate escuro, quase negra e com uma folhagem diferenciada com uma coloração bronze. Algumas plantas dessa variedade têm folhas que podem chegar à tonalidade chocolate.
A planta Bastão-do-Imperador é comestível! Em diversos países asiáticos as flores e brotos da planta Bastão-do-Imperador são utilizados na culinária e fazem parte de vários pratos, sendo utilizada finamente fatiada, dando um paladar picante à comida.
Agora que já conhece essa planta, é possível dar ares de realeza ao seu jardim com as magníficas flores e o majestoso porte do Bastão-do-Imperador!
Gostou da ideia? Plante-a e terá uma beleza natural para contemplar, e por muito tempo!
Talvez te interesse ler também:
COMO PLANTAR ANÊMONAS NO VASO E NO JARDIM
COMO PLANTAR COENTRO EM CANTEIRO, VASO OU GARRAFA-PET
TOMATE-CEREJA, COMO CULTIVAR NA HORTA E NO VASO
Categorias: Como plantar
Publicado em 07/02/2021 às 12:49 pm [+]
0 0
O plantio deve ser a pleno sol ou meia sombra?