Índice
Muitas árvores e plantas do Brasil estão em extinção, dentre elas a árvore de Cambucá – que dá uma frutinha tipicamente brasileira, bastante saborosa, mas que tornou-se esquecida, assim como o Cambuci, o Araçá e a Gabiroba.
O Cambucá é uma das frutas mais saborosas do Brasil e do Mundo e, por ser uma raridade da Mata Atlântica, sua espécie está limitada a alguns pomares, jardins botânicos, chácaras e quintais particulares.
O fruto brota diretamente no caule, assim como as Jabuticabas, possuem a cor amarelo-alaranjada e seu formato é arredondado e levemente achatado nos pólos.
O nome de origem indígena – Cambucá – significa “fruto de mamar”, devido ao fato de ser necessário sugar a poupa para apreciar o conteúdo.
As folhas e sementes de Cambucá estão sendo estudadas por pesquisadores devidos aos benefícios que possuem quando usados em infusão. Por isso, vamos aprender mais sobre o que é Cambucá, quais os benefícios e como podemos plantar para, quem sabe, ajudar esse patrimônio a sair da estatística de extinção.
Cambucá é uma árvore frutífera nativa da zona litorânea da Mata Atlântica, cujo nome científico é identificado por Plinia edulis (em homenagem ao naturalista romano Caio Plínio Segundo) e pertence à família das Myrtaceas. Ela é identificada como uma árvore clímax pelo fato de crescer à sombra e demorar mais tempo para se desenvolver. Além disso, ela mantém suas folhas durante o ano todo e seu tamanho chega de 5 a 12 m de altura.
As árvores de cambucá também possuem flores brancas que nascem ao redor dos caules. Quanto aos frutos, estes além de terem tamanho que varia entre 4 a 7 cm, possuem uma textura macia, semelhante ao pêssego.
O formato e a forma como nascem é parecido com o da jabuticaba, porém as sementes são mais fáceis de serem extraídas e o sabor é agridoce, podendo ser utilizada no preparo de doces, sucos, sorvetes, geléias e licores.
Sobre o seu valor nutricional, 100 gramas da polpa de cambucá oferece:
Essas propriedades beneficiam a saúde e são utilizadas, principalmente no tratamento de úlceras estomacais leves, através da infusão das folhas da árvore.
Outra informação relevante sobre suas propriedades, é que o cambucá também possui antioxidante, carotenóides e antocianinas, elementos fundamentais para fortalecer o sistema imunológico, prevenir contra doenças e até mesmo retardar o envelhecimento precoce.
Esses e outros benefícios serão apresentados no tópico a seguir.
O cambucá pode trazer muitos benefícios para a nossa saúde, mas é bom lembrar que ele serve como uma ajuda alternativa ou complementar no tratamento dos sintomas que iremos listar. O ideal é que se tenha uma alimentação equilibrada e utilize essa e outras frutas como um adendo aos cuidados com a saúde.
Dentre os principais benefícios do cambucá, podemos destacar:
Apesar de pesquisas diferentes apontarem todos esses benefícios, o cambucá é considerado uma árvore em extinção, pois é encontrado apenas na região litorânea da Mata Atlântica e é cultivado por poucas pessoas em hortas, jardins e pomares particulares.
Por isso, se faz interessante aprender como plantar o cambucá para que essa árvore volte a fazer parte do nosso meio e se espalhe cada pelo nosso país. Vamos aprender?
Fotos: Wikipedia
Existem duas maneiras de plantar, uma é através das mudas feitas com a própria semente do fruto e a outra é por estaquias que consiste em plantar os próprios caules e galhos como estacas.
O cambucá pode ser plantado com luz solar constante e em vários tipos de solo, porém é mais fácil encontrá-lo em solo mais úmido e com um pouco de sombra.
O clima é de tropical a subtropical, o que indica uma certa umidade necessária para o plantio. A copa da árvore de cambucá é em formato piramidal e é muito semelhante à jabuticabeira. Seus saborosos frutos, atraem também os pássaros!
A floração acontece no final de outubro até dezembro e os frutos amadurecem de dezembro a janeiro, dependendo do clima que varia muito no nosso país.
Veja neste vídeo algumas orientações sobre as formas de plantio, onde o Sr. Wilson diz que a melhor maneira de plantar é com as estaquias.
Há poucos anos, existiu um projeto chamado Projeto Cambucás, no Cantagalo – Rio de Janeiro, que consistia em apresentar o cambucá para as crianças do Colégio Euclides da Cunha, fazendo com que elas aprendessem sobre ele e também como plantá-lo.
Podemos nos espelhar nesses exemplos e resgatar nossos patrimônios naturais, plantando e compartilhando mudas com parentes e amigos! Vamos tentar?!
Categorias: Como plantar
Publicado em 26/12/2020 às 5:51 pm [+]
Plantei um pe de cambuca no sitio em Araras, distrito de Petropolis, RJ. Já faz 2 anos e o bichinho está crescendo a passo de tartaruga. Pergunta de uma ansiosa: quanto tempo levará para produzir frutos. Araras é frio. Será que essa planta vai se adaptar a esse clima. O solo é bastante barrento. Qual tipo de solo é mais indicado para esse arbóreo?
Gostei muito do vídeo, pois não tinha noção alguma sobre esse vegetal.
Obrigada.
Cabrine
Publicado em 29/01/2021 às 3:58 pm [+]
Moro em Araquari Santa Catarina,temos um pé com cerca de 9 metros de altura,todo ano em janeiro e fevereiro produz ótimos frutos,leva cerca de 12 a 15 anos para produzir frutos..
Publicado em 29/01/2021 às 4:01 pm [+]
Ele se adapta ao solo barrento e úmido ,se conseguir plantar onde não pega muito sol melhor ainda,espero ter ajudado
Publicado em 15/02/2021 às 4:38 pm [+]
Ola, entao o cambucá pode ser plantado em area perto de brejo?
Publicado em 12/01/2021 às 1:01 pm [+]
tenho um pé de cambucá na fazenda em Monte Carmelo MG bem antigo e produz bem todo ano. O plantio por semente demora demais , pergunto: como plantar por galho ou por aporquia. a fruta é demorada mas é muito saborosa. VALE A PENA.
Publicado em 01/05/2021 às 9:17 pm [+]
O nosso pé demorou 15 anos p começar a dar fruto . Mas hj é a coisa mais linda do nosso pomar