Índice
O kino é uma fruta também conhecida como kiwano, melão ou pepino chifrudo africano e, cujo nome científico é Cucumis metuliferus. Esta é uma cucurbitácea nativa do deserto do Kalahari, na África Austral e que pode ser produzida aqui no Brasil. Tem interesse alimentício e medicinal.
Também é uma fruta de aspecto interessante podendo ter uso ornamental em muros ou pérgolas (caramanchões) pois, seus frutos amarelos e cheios de espinhos grossos são bastante chamativos.
O kino, ou melão chifrudo africano, pode ser cultivado em climas cujas temperaturas variem entre os 20 °C e os 35 °C.
Temperaturas abaixo dos 12 °C atrasam a germinação das sementes e, acima dos 35 °C impossibilita o cultivo desta planta.
É uma planta de clima árido, desértico, quente – no Brasil será adequado nas regiões de cerrado e caatinga que mais se assemelham às condições ambientais da região original desta planta.
O cultivo do kino, melão chifrudo africano, é feito pela germinação de sementes.
Esta é uma planta de sol pleno e pouca chuva portanto, se a sua região for chuvosa, proteja-a com uma cobertura. O kino não suporta o encharcamento do solo.
O kino é uma trepadeira que deverá ser conduzida para um suporte ou muro e, principalmente, ficará bonita com suas frutas exóticas penduradas como lanternas amarelo vivo.
Mas, tenha atenção, esta é uma planta africana, de região desértica, que não há necessidade alguma de ser introduzida no nosso país. O Brasil já é rico em plantas frutíferas, medicinais e alimentícias, e não precisa de melão chifrudo ou kino se espalhando pelos biomas nativos.
Agora, não posso negar de que o melão chifrudo faz um vistaço na fruteira da sala. Isso faz!
Categorias: Como plantar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER