Índice
O abacaxi que nós compramos na feira é a espécie Ananas comosus, uma bromélia originária do nosso país. Existem diversas variedades, cada uma destas com suas características de sabor e adaptação a solos mais ricos ou mais pobres.
Existem 4 maneiras de conseguir as mudas: a mais comum é a coroa, mas tem o filho (que é a muda no pé), o rebentão e o filho rebentão
Plantar abacaxi através das mudas no pé, é o método mais rápido e mais garantido de ter frutos saudáveis, como explica esse video que fala das 4 formas de obter mudas de abacaxi:
https://youtu.be/vlcIEh7fqw8
É mais rápido plantar abacaxi através das mudas colhidas nos pés. O pé que produziu não produzirá mais mas deixará mudas para que o seu ciclo continue.
É muito simples! Basta retirar as mudas do pé com cuidado.
Com as mudas em mãos, retire as folhas da base desta e deixe secar por 2 dias no sol – esse processo se chama “cura” e corresponde à cicatrização do corte, importante para evitar os fungos e apodrecimento da raiz.
Plante as mudas no chão ou em um vaso de seu agrado – o vaso não precisa ser muito grande já que o seu enraizamento não é profundo – e regue regularmente.
As mudinhas de abacaxi também brotam da base do fruto e podem ser separadas deste e plantadas em outros locais.
Aliás, são justamente essas que dão os pés-de-abacaxi mais fortes.
Fonte foto
O vídeo abaixa mostra como são as mudas colhidas no pé (os chamados filhos ou filhotes da planta):
A terra boa para o abacaxi é arenosa, meio ácida (pH 4,5 – 5,5), arejada e rica em magnésio.
E aí é que mora o problema porque nossos solos, atualmente, são pobres nesse microelemento.
Para ter bons frutos é aconselhável você adubar a terra antes da plantação, com esterco ou composto bem curtido deixando a terra se acondicionar por, pelo menos, 30 dias.
É importante também adicionar calcário dolomítico, e termofosfatos magnesianos, rochas fosfáticas moídas (uma fonte de fósforo natural).
Se você não tiver mudas do pé, faça o enraizamento através de um abacaxi comprado no supermercado.
Escolha um abacaxi bem bonito e saudável. Corte a coroa e retire toda a polpa para não proliferar fungo. Limpe bem, retire as últimas folhas para acelerar o enraizamento. Coloque em um copo de vidro para ver o andamento do enraizamento. Troque a água sempre para mante-la limpa e evitar proliferação de fungos e bactérias.
Veja o vídeo:
Abacaxi frutifica o ano inteiro e não é restritivo quanto à temperatura ambiente – vai bem em regiões com amplitude térmica desde os 5 até os 40º C preferindo, claro, uma média de 25ºC.
Quanto às chuvas, o abacaxi é tropical – gosta de chuvas o ano todo. Você terá de regar seu abacaxi durante a época seca cuidando de não alagar o pé da planta.
O abacaxi é considerado, desde os tempos antigos, um símbolo de hospitalidade!
Então, ter um pé-de-abacaxi na entrada de casa é aviso de boas-vindas aos visitantes.
Por ser uma fruta de coroa, também é considerado o “rei das frutas“.
Na culinária, o abacaxi entra como ingrediente em saladas, geléias, doces ou in natura.
Fica uma delícia como sobremesa light, feito ao forno.
Talvez te interesse ler também:
ABACAXI É BOM PARA A DIGESTÃO, E NÃO SÓ
ENZIMA ENCONTRADA NO ABACAXI CURA O CÂNCER
SUCO DE ABACAXI COM GENGIBRE PARA EMAGRECER
Categorias: Como plantar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER