Índice
Cerejeira é o nome que damos a algumas espécies do subgênero Prunus cerasus, da família Rosaceae. As cerejeiras são árvores frutíferas, de porte médio a grande, com floração exuberante que vai do branco ao rosa e originárias de climas temperados a frios. São lindíssimas mas, por enquanto, não se podem cultivar aqui no Brasil.
Acontece que a cereja que nós compramos no supermercado, que é o fruto da Prunus avium, não consegue germinar a menos que tenha, durante o ano, mais de 1000 horas de frio abaixo dos 7 graus célsius. E não é só para a germinação que a cerejeira precisa de tanto frio assim – para que o seu ciclo vegetativo seja completo, da germinação ao fruto, todos os anos esta planta precisará dessa gelada brava – pois, a cerejeira dorme no inverno, debaixo de neve, para explodir em exuberância logo que os primeiros raios de sol primaveril aparecem. É uma lindeza tanto no campo como na forma de bonsais.
Você se lembrará das lindas cerejeiras japonesas, Prunus serrulata, que florescem na primavera?
Talvez não saiba que a flor da cerejeira é chamada de sakura, que simboliza as nuvens e o efêmero da vida.
Ou, talvez nem saiba que as ginjeiras portuguesas, Prunus cerasus, são cerejas também, mais escuras e ácidas, das quais se faz o famoso licor de ginjas
Mas, talvez você nem saiba que algumas árvores nativas brasileiras também são chamadas de cerejeiras, do mato, claro.
No Chile, Argentina, Canadá e toda a Europa – há cereja de montão
Mas, se por acaso você não mora no Brasil, quente e úmido, sem frios extremos, você poderá sim cultivar a sua cerejeira no quintal.
O mais adequado é que você compre uma muda já formada ou uma planta jovem que já poderá ter uns 2 metros de altura. Abra uma cova no jardim, fora do caminho predominante dos ventos, para não perder flores na florada de primavera.
Instale sua muda ou arvoreta, na cova, preencha o espaço do buraco com terra adubada com composto ou estrume bem curtido e fixe bem a planta. Se for necessário, ponha um tutor ao lado, para a planta ficar reta até que se enraíze bem.
Não regue demais sua cerejeira mas, adube uma vez ao ano, com tudo o que tem direito – as frutíferas requerem de suplementos orgânicos que lhes ofereçam nitrogênio, fósforo e potássio em quantidades adequadas. Para adubar, coloque a mistura escolhida em pequenos buracos, ao redor da planta, cubra-os com terra e regue abundantemente por cima.
Será preciso podar, anualmente, a árvore, o que deverá ser feito após a colheita dos frutos.
As folhas da cerejeira também são alimentícias, assim como o fruto. Esta planta é considerada medicinal em diversos países. Sua madeira é muito usada na fabricação de móveis.
CEREJA: TODOS OS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE
CULTIVE SUAS PLANTAS! EM VASOS, CANTEIROS, PENDURADAS OU NO CHÃO – 10 DICAS
ÁRVORES FRUTÍFERAS EM VASOS: DICAS PRÁTICAS E LISTA DE QUAIS CULTIVAR EM CADA REGIÃO
Categorias: Como plantar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER