Índice
A azaleia é uma planta rústica, aguenta frio e se adapta a todo tipo de solo. Algumas variedades preferem um pH mais ácido, outras nem tanto. Tem azaleia baixinha, alta (até 2 metros), de pétalas lisas ou crespas, e todas são perenes – quer dizer, você planta e ela fica lá, florando, alegrando o ambiente, para o resto de seus dias. Em algumas caem as folhas, em outras, não. Dá para fazer “cerca viva” e “bonzai”, graciosas e floridas em diversas épocas do ano.
Algumas dicas básicas têm a ver com a adubação, outras com a irrigação desta planta (as regas devem ser a cada 2 – 3 dias, sem molhar as pétalas das flores) que, para rebrotar e desabrochar em flores lindas, precisa de ser podada.
As flores, na azaleia, surgirão a partir do primeiro ano de plantio, depois da primeira poda (na primavera faça as podas retirando os galhos e flores secas) e a melhor época para se plantar azaleia é no outono.
Você pode plantar azaleias através de sementes ou por estacas feitas dos ponteiros dos ramos e cortadas entre 7 a 10 cm. Quando se reproduz por estacas, você terá uma outra azaleia igualzinha à planta-mãe já que esta é uma reprodução assexuada. O enraizamento de estacas demora até 6 semanas e requer controle do calor e umidade constantes.
Azaleias de porte pequeno, em vasos.
A “boa terra” para a azaleia deve ser misturada: uma porção de areia média, uma de terra orgânica e duas de terra comum, do jardim. Avalie o pH da sua terra de jardim e o corrija, caso esteja maior do que 6,5.
Apesar de muito resistentes as azaleias também sofrem com algumas pragas como os pulgões, cochonilhas, tripes e moscas-minadoras e, para controlar esses avanços, use inseticidas biodegradáveis à base de água. As pragas atacam as azaleias quando as condições de plantio são inadequadas: regas irregulares, falta de luz e ventilação, baixa umidade do ar ou muitas plantas em pouco espaço físico.
Se a sua azaleia tiver folhas cinza escuro caídas, que eram esbranquiçadas antes, é sinal de ataque de oídio, então, você deve diminuir a rega desta planta e isolá-la para não infetar as outras. Se tiver ponteiros secos, é a podridão marrom escura que começa na ponta do ramo e pode atingir toda a planta, pode as partes doentes e passe no corte uma pasta à base de oxicloreto de cobre. Esses fungos se devem ao excesso de umidade no solo ou no ambiente e deixa as manchadas de ferrugem.
Leia mais aqui sobre o controle de pragas em jardim e vasos: 5 REMÉDIOS NATURAIS PARA PROTEGER SUAS PLANTAS DOS PULGÕES
Se cultivada em estufas, a azaleia pode florescer em qualquer estação do ano, desde que se controle a iluminação e a temperatura que a planta recebe. Esta é uma planta de temperaturas amenas apesar de aguentar bem as variações de frio e calor mas, quando em estresse, não florescerá.
As informações sobre o cultivo da azaleia que eu coloco aqui, neste artigo, são do pesquisador do IAC (Instituto Agronômico de Campinas) Giulio Cesare Stancato.
Talvez te interesse ler também:
ORQUÍDEAS – COMO CULTIVÁ-LAS DENTRO DE CASA OU NO JARDIM (VIDEO)
PLANTAR ÁGUA É POSSÍVEL, ENSINA A PERMACULTURA
COMO PLANTAR GOJI BERRY EM CASA
Fonte foto: Jardim Giuliana Flores
Categorias: Como plantar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER