Índice
Haworthia é um grande gênero de pequenas plantas suculentas, pertencentes à família Asphodelaceae, a mesma dos aspargos e das agaves. São verdadeiros tesouros endêmicos de países como Moçambique, Namíbia, Lesoto e África do Sul. Essas pequenas e encantadoras plantas cativam por serem parecidas com mini aloés, diferenciando-se, principalmente, pelas flores únicas.
Fáceis de plantar e manter, não precisam de grandes espaços, nem de grandes cuidados. Elas apenas embelezam sem darem trabalho.
Essas suculentas formam rosetas de folhas variando de 3 cm a excepcionais 30 cm de diâmetro, algumas sem caule, enquanto outras podem exibir caules de até 50 cm.
Suas folhas são o ponto alto: algumas têm a textura firme, com um verde intenso, enquanto outras são mais suaves, translúcidas e transparentes que permitem a passagem da luz para o interior da planta.
Surpreendentemente, suas flores, normalmente pequenas e brancas, possuem distintas variações de padrões e cores entre espécies e subgêneros.
Essas espécies são predominantemente encontradas na África do Sul, com maior diversidade no sudoeste do Cabo, mas algumas estendem seu alcance para territórios vizinhos como Eswatini, sul da Namíbia e sul de Moçambique.
O gênero Haworthia homenageia o botânico Adrian Hardy Haworth e apresenta cerca de 60 espécies reconhecidas por B. Bayer em 2012, embora outros taxonomistas mantenham uma abordagem mais ampla. Esse grupo está intimamente relacionado a gêneros como Aloe, Gasteria e Astroloba, incluindo híbridos intergenéricos.
A taxonomia, muitas vezes influenciada por colecionadores, trouxe divisões como Haworthiopsis e Tulista, reconhecendo a complexidade desse grupo botânico.
Para propagar as Haworthias, você pode optar por duas técnicas: por brotos laterais ou por sementes. Aqui está um guia básico sobre como plantar Haworthia
Seguindo essas orientações, suas Haworthias devem prosperar e crescer de forma saudável, seja através de brotos laterais ou sementes.
Essas plantas têm despertado o interesse de colecionadores de cactos e suculentas, sendo cada vez mais comuns em casas e jardins. Com sua estética singular e adaptação ao cultivo, o gênero Haworthia é um mundo fascinante dentro do reino botânico, um convite a explorar a beleza e a singularidade da biodiversidade da Terra.
Aprecie as fotos a seguir das mais lindas suculentas Haworthia. São impressionantes!
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Talvez te interesse ler também:
10 espécies de cactos e plantas suculentas fáceis de cultivar e manter. FOTOS
Mandacaru Azul: Como Cuidar dessa Beleza Singular da Caatinga
Plantas Suculentas e Cactos: as mais belas variedades para ter em casa
Categorias: Como plantar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER