Índice
Caladium é o nome de um gênero de plantas tropicais caracterizado por suas folhas coloridas e ornamentais. Existem várias espécies de plantas conhecidas como Caladium, sendo as mais populares o Caladium bicolor e o Caladium hortulanum. Esse gênero de plantas é conhecido popularmente como caládio ou tinhorão.
As plantas desse gênero são lindas e exuberantes, de fácil cultivo e muito decorativas!
Elas são populares como plantas de interior, mas também podem ser cultivadas em ambientes externos em climas quentes e úmidos.
Saiba mais sobre essa planta de folhagens vistosas e exóticas.
O gênero Caladium pertence à família Araceae e são nativas principalmente das regiões tropicais da América do Sul, como Brasil e Colômbia.
Esse gênero é conhecido por diversos nomes populares que variam de região para região. Por exemplo:
Cada uma das diferentes espécies e variedades de caládio detém suas próprias características, com diferentes folhagens e exigências de crescimento. No entanto, existem algumas características gerais das plantas desse gênero.
A característica mais distintiva dos caládios são suas folhas grandes, em forma de coração ou seta, que vêm em diversas cores, como verde, branco, rosa, vermelho, laranja e amarelo.
Algumas espécies e variedades têm padrões de listras ou veias que acrescentam ainda mais beleza às folhas.
Essas plantas costumam perder as folhas durante o inverno, quando entram em estado de dormência. Na primavera, as folhas voltam a surgir lindas e vigorosas.
As flores do Caladium não são tão proeminentes ou atraentes quanto suas folhas, porque são pequenas e geralmente esverdeadas ou brancas, agrupadas em inflorescências em forma de espiga que emergem da base da planta ou dos rizomas.
Os caládios podem ser propagados por meio de tubérculos (estruturas semelhantes a bulbos que armazenam nutrientes), por meio de mudas ocorrendo a partir da divisão das touceiras ou através de estacas (ramos) da planta.
A época ideal de plantio é na primavera, quando as temperaturas começam a subir.
O Caladium contém cristais de oxalato de cálcio, que são tóxicos quando ingeridos.
Esses cristais podem causar hemorragias e inflamação na boca, garganta e trato gastrointestinal, além de outros sintomas como vômitos e diarreia, portanto, mantenha essa planta fora do alcance de animais de estimação e crianças.
Para ter essa belezura de planta no jardim ou vaso, são necessárias as seguintes condições:
Elas se desenvolvem melhor em áreas com sombra parcial a luz filtrada, evitando a luz solar direta e intensa, pois isso pode queimar as folhas.
Para um bom crescimento, os caládios precisam de solo bem drenado e rico em matéria orgânica.
Eles preferem solos úmidos, mas não encharcados.
Caladium são plantas que apreciam alta umidade.
Essas plantas prosperam em temperaturas entre 20°C e 30°C.
Temperaturas abaixo de 15°C podem prejudicar a planta e causar danos às folhas.
É necessário evitar expô-las a correntes de ar frio ou a temperaturas extremas.
Para manter as plantas desse gênero sempre belas e vistosas são necessários cuidados como:
É recomendável fertilizar a planta regularmente durante a estação de crescimento para promover um crescimento saudável. No entanto, durante o período de dormência (que se inicia no outono e completa no inverno), é necessário reduzir a frequência da fertilização.
De tempos em tempos, as folhas da planta Caladium amarelam e caem. Mas não se deixe enganar, a planta aparenta estar morta por causa do período de dormência. Porém, na primavera, ela volta com sua vivacidade.
A poda serve para remover as folhas amareladas ou murchas e estimular o crescimento de novas folhas.
A rega adequada é essencial para as plantas Caladium. Mantenha o solo levemente úmido, mas evite encharcar.
Antes de molhar novamente, certifique-se de que o solo esteja seco na superfície. No entanto, evite deixar o solo secar completamente.
No período de dormência, reduza a quantidade de água. Nessa fase é recomendável armazenar o bulbo da planta em um local fresco e seco até a próxima temporada de crescimento.
A paisagista Lucia Borges, do canal Vida no Jardim dá mais informações sobre as características das plantas Caladium e cuidados necessários:
Os simbolismos do caládio podem variar de acordo com a cultura e a região. Alguns simbolismos associados a ele são:
As folhas em formato de coração do Caladium são frequentemente associadas ao amor e à paixão.
O Caladium é apreciado por sua folhagem exuberante e colorida. Suas folhas ornamentais representam uma beleza natural e são frequentemente utilizadas em paisagismo decorativo.
Os diferentes núcleos e padrões das folhas do Caladium podem simbolizar a o equilíbrio e harmonia da natureza.
O Caladium é uma planta perene que geralmente se recupera após períodos de dormência ou adversidades climáticas. Isso pode representar a vitalidade e a capacidade de renovação, tanto na natureza quanto na vida.
As folhas do Caladium podem apresentar uma ampla gama de cores e tonalidades. Essa variedade de formas e tons demonstra a diversidade encontrada no mundo natural e na vida.
Com todas essas informações, deu para perceber que o Caladium é um gênero de plantas muito icônicas e significativas! Como não se apaixonar pelo Caladium?!
Fontes:
Para mais conteúdos sobre plantas, veja:
Como plantar Euphorbia leucocephala, a bela Neve-da-Montanha
Jacinto flor: Significados, como plantar e cuidar
Episcia, planta-tapete de lindas flores e folhas: Como plantar
Escova-de-Garrafa: Como plantar e cuidar desse lindo arbusto
Mandacaru: Como plantar e cuidar da planta símbolo do sertão
Categorias: Como plantar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER