Índice
O isolamento social, a quarentena, o medo de contrair a Covid-19 fizeram com que muitas pessoas evitassem ao máximo ir a lugares aglomerados, como formas de prevenção.
Pãozinho quente da padaria todo dia de manhã? Melhor não.
Muita gente está fazendo pão em casa, prova disso é o aumento expressivo de buscas no Google sobre receitas de pão caseiro e até chegou a faltar fermento biológico nos mercados.
Quem não gosta de um pão quentinho, cheiroso, fofinho e bem caseiro?
Opções não faltam. O clássico pão caseiro, de fermentação natural, o pão de minuto, pão doce, recheado, de legumes, vegano… quer aprender?
Para quem já sabe, poderá descobrir algo novo e para os iniciantes, com certeza abrirá novas e muitas possibilidades.
As receitas que trouxemos mostram versões variadas de pães, mas todas focadas na massa porque, ao dominar a base, as possibilidades se abrem.
Por exemplo, para os iniciantes, o ideal é se familiarizar com a farinha, textura da massa, formas de sova, tempo de fermentação, pão é aprendizado e conhecimento.
Depois que algumas técnicas forem dominadas, qualquer massa pode se transformar num pão especial, recheado, com cobertura, doce, salgado, com mix de farinha, mix de sementes, enfim, o céu será o limite.
A primeira coisa que você precisa saber sobre o pão caseiro é que mesmo que as receitas sejam variadas, a base dele é farinha, fermento, água e sal.
Porém, para ele ficar macio, fofinho e mais saboroso, a versão pode variar com o acréscimo de ovos, óleo, leite e açúcar.
Então, leve em conta, sempre que optar por uma receita de pão caseiro, que mesmo que entre os ingredientes estejam leite, ou ovos, ainda que você não os utilize, ou substitua o leite por água, por exemplo, você conseguirá executar a receita e fazer um pão.
Outra variação que pode ocorrer nesse tipo de pão é o fermento, que pode ser biológico seco ou fresco ou natural.
Mas vamos às receitas.
Essa receita utiliza nos ingredientes 3 ovos, margarina, leite, além da farinha, fermento, açúcar e sal. Lembre-se, se você quiser, pode substituir a margarina por manteiga, óleo, qualquer gordura da sua preferência, o leite pode ser substituído por água, e se você quiser, pode diminuir a quantidade de ovos, podendo ser dois, um ou até nenhum.
Ingredientes
Modo de fazer
Coloque a farinha numa bacia, abra um buraco no meio, coloque os ovos, a fermento, a margarina, o açúcar e o sal e comece a mexer, juntando o leite aos poucos.
Depois que tudo estiver incorporado, sove bem a massa até ficar lisinha. Coloque numa bacia e cubra com plástico filme e leve num lugar escuro, por exemplo, dentro do forno ou armário. Você pode deixar na geladeira por 24 horas.
A fermentação será mais lenta e o pão ficará mais saboroso. Se resolver deixar fora da geladeira, normalmente em uma hora a massa terá dobrado de tamanho. Quando isso acontecer, volte a massa na bancada e abra com um rolo, enrole e deixe crescer até dobrar de tamanho novamente, quando isso acontecer, leve ao forno a 180º até ficar bem moreninho.
Essa versão, por exemplo, não leva leite nem margarina, é feita com água e óleo e leva apenas um ovo.
Ingredientes
Modo de fazer
À parte, misture o restante da água com o fermento e misture bem. Numa bacia, coloque o açúcar, o sal, o óleo, o ovo, parte da água e o leite em pó. Misture tudo. Depois acrescente a farinha, misture e acrescente o restante da água com o fermento. Depois que tudo estiver incorporado, sove bem a massa até ficar lisinha. Divida a massa em cinco pedaços, modelo os pães e deixe crescer. Depois que dobrar de tamanho, pode levar ao forno a 180º até ficar bem moreninho.
Veja o passo a passo no vídeo abaixo:
Esse pão é econômico porque leva somente 4 ingredientes. Farinha, água, fermento biológico seco e sal. É para iniciantes, porque é bem detalhada e para veganos, porque não leva nenhum produto de origem animal.
Ingredientes
Modo de fazer
Em uma tigela grande, acrescente a farinha, o fermento e o sal. Misture bem e faça um buraco no meio e vai acrescentado a água. Sove um pouco. Finalize fazendo uma bolinha e deixe descansar por cinco minutos até retornar a sovar por 10 minutos. Após, faça uma bolinha e deixe crescer cobrindo com um pano, até dobrar de tamanho. Volte à bancada e modelo o pão. Deixe crescer novamente, até dobrar de tamanho. Aí estará pronto para ir ao forno. Faça um corte em cima do pão. Asse em forno a 200º até ficar douradinho.
Dica: borrife água no forno antes de colocar o pão para assar para gerar vapor. Ele trará umidade ao seu pão.
Veja o passo a passo no vídeo abaixo:
Nessa versão, como em qualquer pão caseiro, a base é farinha, água, sal e fermento. Mas para ele ficar bem macio e fofinho, acrescenta-se algum tipo de gordura, leite e ovos. A novidade nessa receita é o fermento. Ao invés de utilizar o fermento biológico seco, substitua pelo fermento biológico fresco, aquele que tem que ser conservado gelado, normalmente vendido por gramas nas padarias, ou em tabletes nos mercados.
Ingredientes
Modo de fazer
Primeiro comece preparando o fermento biológico fresco. Coloque numa vasilha o fermento biológico com o açúcar e misture bem, até o fermento dissolver por completo, ficará líquido. No liquidificador, coloque o óleo, a água morna, o leite morno, os ovos e o sal, bata por 30 segundos. Junte à tigela com o fermento. Depois, acrescente a farinha, misture bem e comece a sovar por 10 minutos. Deixe no formato de bola, e deixe crescer até dobrar de tamanho. Depois divida a massa, modele e deixe crescer novamente para levar ao forno a 200º graus, até ficar dourado.
Esse pão é muito saudável e requer paciência e tempo em seu preparo.
Os pães de fermentação natural requerem várias horas porque o fermento, um ser vivo, precisa de tempo para se desenvolver. Porém as horas de espera valem a pena. Se pensarmos em época de isolamento, é um excelente passa tempo e uma ótima opção de lanche para sua família. Somente nesse processo, você poderá garantir um pão com aquela casca grossa e super aerado por dentro, com aqueles buraquinhos e um sabor levemente azedo.
Fermento natural
Para esse pão, primeiro você deverá preparar o seu próprio fermento natural.
Para fazer o fermento natural, são necessárias apenas água e farinha. Para fazê-lo, é necessário misturar esses dois ingredientes, deixar a natureza agir e também dar uma forcinha: é preciso adicionar farinha e água todos os dias durante 5 a 10 dias.
Receita
A seguir, duas receitas de fermento natural para você aprender.
Para a massa
Modo de Preparo
Para a massa: misture as farinhas em uma tigela. Dilua o sal na água e despeje sobre as farinhas. Misture com uma colher até formar uma bola. Deixe descansar 20 minutos. Agregue os 150g de fermento natural e misture bem com as mãos, até que a massa fique homogênea. Deixe descansar 30 minutos. Dobre as 4 pontas da massa em direção ao centro. Deixe descansar 30 minutos. Repita esse processo por mais 4 vezes, a cada 30 minutos. Após a quinta dobra, polvilhe farinha numa superfície lisa, coloque a massa sobre a bancada e trabalhe rodando a massa com a ajuda de um raspador. Modele o pão deixando todas as pontas de um lado só, de maneira que o outro lado fique bem liso.
Espalhe farinha de arroz por cima da massa e coloque na cesta, deixando a parte lisa virada para baixo.
Deixe a massa descansar por 4h em temperatura ambiente ou de 8h a 12h na geladeira.
Prepare para assar: Pré-aqueça o forno a 250 graus por 30 min com uma panela de ferro vazia dentro dele. Transfira a massa para a panela e faça um corte com a faca. Tampe e leve ao forno por 40 min. Se o pão ainda não estiver douradinho, volte a panela, destampada, ao forno até ficar com uma cor bonita. Deixe o pão esfriar em uma grade por 1 hora antes de cortar.
O vídeo da Bela Gil para seguir o seu passo a passo:
O legal desse pão é que não precisa aguardar ele crescer como as receitas anteriores de pães de fermentação comum. Nessa versão, é utilizado o fermento comum para bolos, facilitando muito para as pessoas que não têm muito tempo ou que estão com pressa e também que querem utilizar os ingredientes que normalmente temos em casa.
Ingredientes
Tamanho da xícara utilizada para medida: 240ml
Modo de fazer
Numa bacia, junte a farinha, o sal, o fermento e o açúcar, misture todos os ingredientes secos, aí junte a manteiga, o ovo levemente batido e o leite, aos poucos. Misture bem e sove um pouco com as mãos. Faça uma bola e deixe descansar por 10 minutos. Depois modelo seus pãezinhos e leve ao forno por 20 minutos no forno a 180º graus.
Veja o vídeo desta receita:
Esse pão é maravilhoso. Fofinho, macio e nutritivo. E quer saber o melhor, você pode substituir a batata por cenoura, beterraba, batata doce, mandioquinha ou batata baroa, cará, mandioca.
Ingredientes
Modo de fazer
Misture os ingredientes secos e depois junte os ingredientes líquidos. Misture tudo e sove bem. Quando a massa estiver bem lisa, faça uma bola e deixe descansar até dobrar de tamanho. Faça bolinhas, deixe crescer novamente e leve ao forno a 180º graus, até ficarem dourados.
Veja o vídeo desta receita:
Escolha a tua receita (ou as tuas receitas) e entre você também nesta pãodemia. Bom apetite!
Talvez te interesse ler também:
Petisco de quiabo: sem baba, fácil e saboroso. Experimente essa receita!
Pão de tapioca superfácil: uma receita saudável e deliciosa com só 4 ingredientes
Como fazer em casa um delicioso Leite Condensado de Coco
Categorias: Como fazer
ASSINE NOSSA NEWSLETTER